"Interlegis online" lota auditório do ILB com a presença do senador Flexa Ribeiro

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis) reuniu na manhã desta quarta-feira (08/05) em evento transmitido por videoconferência, 19 das 27 Assembleias Legislativas para anunciar um pacote de ações, como a inclusão definitiva do Programa Interlegis nas redes sociais, a oferta de cinco cursos a distância e o mais novo produto desenvolvido pela área de Tecnologia e Informação, o MetaBusca. “Estamos promovendo realmente uma revolução silenciosa nas câmaras municipais e assembleias estaduais, através da capacitação dos servidores e da difusão de novas ferramentas tecnológicas”, avaliou o Diretor Nacional do Interlegis e Primeiro-Secretário do Senado Federal, Senador Flexa Ribeiro.

O evento “Interlegis Online” foi conduzido pelo senador Flexa Ribeiro, acompanhado do diretor executivo do ILB, Helder Rebouças, do diretor adjunto Carlos Stuckert e do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, convidado para compor a mesa. Assessores e servidores lotaram as dependências do auditório Antonio Carlos Magalhães, no ILB. Dezenas de servidores e parlamentares compareceram às salas de videoconferência instaladas nas dependências das Assembleias Legislativas dos Estados de MG,CE,RR,RO,SE,PI,MA,AL,PA,GO,MS,ES, AM, RS, MT,AC, PB, PE e da Câmara Legislativa do DF.

Flexa Ribeiro aproveitou o evento para reafirmar a disposição e o compromisso do Presidente Renan Calheiros e de toda a Mesa Diretora do Senado Federal, no sentido de fortalecer e ampliar os serviços disponibilizados gratuitamente pelo ILB/Interlegis. “O Presidente Renan, com o nosso apoio, está conduzindo a maior racionalização administrativa já feita para reduzir gastos e aumentar a eficiência da Casa. A fusão do ILB com o Interlegis veio apenas para eliminar redundâncias e aumentar a eficácia dos serviços oferecidos à comunidade legislativa. As parcerias irão continuar e os cursos serão ampliados” garantiu, em resposta a uma indagação feita por representantes da Assembleia de Rondônia. Aliás, a preocupação quanto à descontinuidade das parcerias, dos cursos e a ofertas de novos produtos tecnológicos esteve presente na participação de vários servidores nos Estados, durante as perguntas feitas por videoconferência.

Participantes de Rondônia, Piauí, Amazonas e Mato Grosso do Sul registraram os agradecimentos aos serviços prestados pelo Interlegis, como a disponibilização de cursos e de ferramentas como o Portal Modelo, o SAAP, o SPDO e o SAPL. “Podemos garantir que a história da nossa Assembleia será escrita antes e depois da chegada do Interlegis”, afirmou o secretario legislativo da Assembleia de Rondonia, Carlos Alberto Martins Manvailer. Já a representante da Assembleia do Amazonas analisou: “Com a ajuda do Interlegis nós conseguimos aumentar a qualificação dos nossos servidores e em consequência, melhorar significativamente os serviços prestados à comunidade.”

O diretor Helder Rebouças apresentou os cursos, que serão realizados a distância, sem tutoria com carga-horária variando de 40 a 60 horas/aula e dois meses de duração: Introdução ao Orçamento Público, Cerimonial no Legislativo, Processo Legislativo, Poder Legislativo e Administração Pública. Os cursos serão disponibilizados gratuitamente a partir de hoje para capacitar servidores do Legislativo Estadual e Municipal, bem como o público em geral, uma vez que os cursos não terão limite de vagas

O novo programa de buscas elaborado pela área de Tecnologia e Informação, chamado MetaBusca foi o último destaque da manhã. Trata-se de um sistema de busca global nos portais legislativos. De maneira simples e prática, será possível pesquisar informações apenas em portais selecionados, como uma espécie de “Google do Legislativo”. O sistema foi desenvolvido no Interlegis, totalmente em software livre, proporcionando um serviço gratuito voltado diretamente ao cidadão e, mais notadamente, à comunidade legislativa.

Finalmente, o encontro registrou a participação ativa de diversos internautas, registrando suas participações por meio da página do Interlegis no Facebook ( www.fb.com/InterlegisOnline ).