BuscaLeg, as informações do Legislativo num só lugar

Nova ferramenta será lançada pelo Interlegis dia 28 de maio às 10 horas

O Buscador Legislativo – chamado BuscaLeg -  é um sistema de busca global nos portais legislativos. Uma maneira simples e prática de pesquisar informações apenas em portais selecionados. É uma espécie de “Google do Legislativo”, ou seja, uma poderosa ferramenta de busca direcionada ao Legislativo, desenvolvido no Interlegis, totalmente em software livre, voltado ao cidadão e, mais notadamente, à comunidade legislativa.

 

Com esta ferramenta, um “metabuscador”, fica mais rápido e prático procurar informações em sites e portais do Poder Legislativo, com os resultados reunidos em um só local. “Vimos que, quando íamos fazer uma pesquisa nos buscadores comuns, vinha muita coisa que não interessava, inclusive propaganda; então, desenvolvemos um que foca apenas os portais no ambiente legislativo”, explica o diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis/ILB, Ricardo Ramos, lembrando ainda que esta foi uma demanda das casas legislativas.

 

Informações técnicas e específicas do Metabuscador

 

 

O Buscador foi desenvolvido baseado em uma tecnologia já conhecida na internet, mas inédita no legislativo – a de um Metabuscador, criado pelo governo brasileiro. Por ser um software livre pode ser repassado a qualquer instituição governamental. Ele também é um tipo de produto que busca a informação em sites pré-selecionados, disparando os próprios buscadores destes sites, organizando as respostas e apresentando-as ao usuário final.

 

Essa tecnologia utiliza menos recursos de hardware (discos) que os buscadores padrões no mercado (Google, Yahoo, Ask etc), uma vez que ela não armazena índices dos conteúdos dos sites. Ainda podem ser acoplados novos sites no sistema, sob demanda.

 

O Produto pode ser utilizado por Assembleias e Câmaras e em outras áreas do Senado, como Biblioteca. Ao todo são 400 sites de Assembleias e Câmaras que já estão disponíveis no Metabuscador até o momento. A ferramenta pode ser acessada em busca.interlegis.leg.br.

João Antônio de Souza
João Antônio de Souza disse:
29/05/2013 12h03
Parabenizo a diretoria do Interlegis/ILB, pelo excelente e oportuno site: BuscaLeg.
Comentários foram desativados.