Diretoria do novo ILB elabora o Planejamento Estratégico da área e define sua missão

Durante toda a sexta-feira ocorreu, na sede do ILB, reunião com os novos diretores do Instituto e outros servidores para elaborar o Planejamento Estratégico do novo órgão, que incorporou a Secretaria Especial do Interlegis e o Unilegis. O Planejamento irá vigorar nos próximos quatro anos, de 2013 a 2016.

Para conduzir os debates, os especialistas em planejamento do Prodasen, Luiz Tostes e Paulo Tominaga mediaram os trabalhos. Na primeira parte da reunião, após uma fundamentação conceitual, três grupos se separaram em uma dinâmica para elaborar a primeira prévia da missão do ILB, em seguida discutida e validada por todos. "Produzir, integrar e disseminar conhecimento para o aprimoramento do Legislativo em benefício da sociedade", é agora a missão do novo ILB.

Durante a tarde, foram discutidos os temas e objetivos estratégicos do ILB, seguindo a mesma linha de trabalho do período da manhã sempre sob as perspectivas dos processos internos, do aprendizado e crescimento, dos clientes e da perspectiva financeira.

Helder Rebouças, diretor executivo do ILB falou sobre a importância da ação: "Estamos organizando as atividades. Para tanto se faz necessário o planejamento das ações respeitando as diretrizes traçadas pelo Presidente da Casa, pelo Primeiro Secretário e pela Mesa Diretora."

De fato, o programa de planejamento está pautado na Agenda Estratégica da administração do Senado Federal, estabelecida em 2011 pela Comissão Diretora. A agenda indica os principais objetivos a serem alcançados pelas unidades organizacionais da Casa e aponta os desafios enfrentados pelo Senado e sua estratégia de atuação.

Tostes explicou a lógica do Planejamento Estratégico: “O Planejamento prepara para a ação. Este processo é o que permite o alinhamento entre pessoas, equipes e a organização maior, que o Senado Federal.” E complementou: “No momento atual o planejamento torna-se algo de alta complexidade, porque é hora de operacionalizar a integração entre pessoas, equipes e processos que foram fundidos sem uma preparação anterior.” Seu colega Paulo Tominaga avaliou o primeiro dia: “Hoje nossos objetivos foram alcançados. O trabalho é denso mas o diálogo entre as pessoas é muito bom.”

Outra participação nas discussões foi a do assessor de Tecnologia e Gestão da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Fernando Melo: “este é o momento de encontrar uma nova identidade para o ILB. Com a elaboração de uma nova missão será possível nortear o novo trabalho.”

No sábado o comitê continua os trabalhos. Durante a tarde será feita a validação do planejamento.