Interlegis participa do I Encontro dos Legisladores Municipais no Maranhão

Cerca de duas mil pessoas participam do evento, que discute temas de interesse dos novos vereadores. Encontro foi aberto pelo presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo.
Interlegis participa do I Encontro dos Legisladores Municipais no Maranhão

Encontro no Maranhão

O diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, participa do evento. A nova publicação do Programa, "Interlegis Brasil em Revista - Vereadores 2013-2016 - Informações para o exercício do mandato", foi lançada oficialmente em São Luís.

No site da Assembleia - www.al.ma.leg.br - estão publicadas diversas matérias sobre as palestras proferidas durante todo o dia por especialistas sobre diversos temas. Confira aqui o texto sobre a abertura do encontro:

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), presidiu, na manhã desta quinta-feira (6), a cerimônia de abertura do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão. Em seu discurso, ele destacou a importância do evento afirmando que é cada vez mais urgente e essencial a necessidade de integração do Poder Legislativo estadual com as Câmaras Municipais de todos os municípios maranhenses.

 

“Este evento representa um gesto de reunir, um momento para congregar, para refletir sobre o Poder Legislativo e suas múltiplas funções na democracia participativa brasileira e representativa, também, uma conclamação para estarmos mais próximos de nossos compromissos constitucionais, mais irmanados com os cidadãos que representamos”, ressaltou Arnaldo Melo.

 

Ele explicou que este evento, sob o tema “A Missão das Câmaras Municipais na Democracia Brasileira”, terá prosseguimento com encontros regionais, em locais diversos, e com conteúdos temáticos mais densos e diferentes. A agenda destes encontros, segundo Arnaldo Melo, deverá ser definida pelos vereadores das mais diversas regiões do Estado.

 

Durante a abertura do evento, que conta também com a presença de todos os 42 deputados estaduais do Maranhão, Arnaldo Melo, em seu discurso, destacou ainda os desafios que hoje se colocam diante dos novos legisladores: “Em nossa democracia, todos os mandatários políticos são eleitos pelo povo. Mas só os deputados e os vereadores têm o privilégio de representar o povo, e em seu nome agir no desempenho de seus mandatos. Que bela missão! Que difícil missão!”, exclamou Arnaldo Melo.

 

Ele anunciou que a Assembleia Legislativa estuda a criação de um Núcleo de Assistência aos Legisladores Municipais do Maranhão, com a função institucional de promover a interlocução entre o Legislativo estadual e o universo das 217 Câmaras, e os 2.372 vereadores da próxima e das futuras legislaturas.



AUDITÓRIO LOTADO

 

Com o auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana completamente lotado, o I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão está sendo realizado com palestras e conferências de diversas autoridades.

 

Falando em nome da governadora Roseana Sarney, o vice-governador Washington Luiz Oliveira parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e todos os demais deputados pela iniciativa de realizar o Encontro.

 

“Este evento é da maior importância para o processo de desenvolvimento econômico e social que o Maranhão está vivendo em nossos dias. O Maranhão tem a vocação de ser um dos Estados mais fortes da Federação e eventos como este ajudam a aproximar e a conscientizar cada vez mais todas as lideranças políticas do nosso Estado”, ressaltou o vice-governador.

 

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaias Pereirinha, falando em nome de todos os vereadores presentes, disse que, “sem sombra de dúvida, este evento contribui para fortalecer o Poder Legislativo e a democracia no Maranhão”.

 

A solenidade de abertura do evento, que reúne em São Luís vereadores reeleitos e recém-eleitos de todos os 217 municípios do Maranhão, contou também com a presença do vice-governador do Estado, Washington Luiz Oliveira; do ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas do Estado; do desembargador José Bernardo Rodrigues, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha, e do diretor da Secretaria Especial do Interlegis do Senado Federal, Haroldo Tajra.