INTERLEGIS participa de Encontro Nacional dos Arquivos do Legislativo

De 1ª a 5 deste mês acontece em Salvador (Bahia) o V Congresso Nacional de Arquivologia, que discute as novas vertentes do setor, trazendo debates sobre as tendências que envolvem a documentação e o seu uso da internet. O V CNA possibilita a quem participa se atualizar profissionalmente, além de promover novos relacionamentos entre profissionais e empresas.
O IV Encontro Nacional de Arquivos Legislativos está acontecendo paralelamente  ao V CNA e tem por objetivo disseminar o conhecimento de arquivamento, rotinas e metodologias para documentos. Além da preservação de acervos e informações prestadas ao público por órgãos do Legislativo.
Na terça-feira, dia 2, discutiu-se “A Lei 12.527/2011 e a Ampliação do Acesso nos Arquivos do Poder Legislativo”. Edna de Souza Carvalho, diretora da Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal, abordou a padronização e sistematização do atendimento ao cidadão. Ela citou como exemplo o SIC (Sistema de Informação ao Cidadão), utilizado no Senado Federal para centralizar o atendimento e assegurar a qualidade das informações prestadas.
Nesta quarta-feira, entre outras participações, o diretor do Interlegis Francisco Biondo falou sobre o projeto que será colocado em prática no próximo ano de realização de oficinas de arquivos para as câmaras municipais. Elas devem seguir o mesmo padrão das oficinas de revisão de lei orgânica municipal e regimento interno.