CAPACITAÇÃO - Interlegis oferece curso presencial de Cerimonial no Ambiente Legislativo, em Brasília

O enfoque principal é destacar o relevo do cerimonial dentro da atividade político-parlamentar. São apresentados aos 52 participantes a história, os conceitos básicos e os procedimentos e técnicas necessários para o planejamento e a realização de cerimônias e eventos no âmbito do Poder Legislativo
CAPACITAÇÃO - Interlegis oferece curso presencial de Cerimonial no Ambiente Legislativo, em Brasília

Curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo - Brasília, 03/09/2012

Em 3 e 4 de setembro, servidores de várias partes do País participam do curso presencial de Cerimonial no Ambiente Legislativo, desenvolvido e aplicado por Francisco Etelvino Biondo, que também é diretor de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, do Interlegis.

Participam representantes das Câmaras de Salvador, Seabra e Teixeira de Freitas (BA); Sobral (CE), Barra de São Francisco (ES); Jataí (GO); João Pinheiro, Patrocínio, Pouso Alegre e Unaí (MG), Dourados (MS); Teresina (PI); Irati (PR); Mendes e Vassouras (RJ); Bento Gonçalves (RS); Piracicaba; São José do Rio Preto e Sorocaba (SP).

Biondo explica que o enfoque principal é destacar o relevo do cerimonial dentro da atividade legislativa. São apresentados aos 52 participantes a história, os conceitos básicos e os procedimentos e técnicas necessários para o planejamento e a realização de cerimônias e eventos no âmbito do Poder Legislativo.

São quatro módulos. No primeiro, "História e conceitos básicos", os alunos verificam como o cerimonial se insere na vida das organizações modernas,a sua evolução histórica e uma revisão conceitual dos termos "etiqueta", "cerimonial" e "protocolo".

No Módulo 2, "Cerimonial Público", estuda-se a precedência, que é a base da atividade do cerimonial. COm muitos exemplos, aprende-se como é determinada a precedência no Brasil, e como dever estabelecida no Legislativo.

Além disso, no terceiro módulo, o professor reforça como deve ser o emprego e a correta utilização dos símbolos nacionais - em especial, a Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo.

No final, é apresentado o Módulo "Planejamento de cerimônias", no qual se apresenta como são feitos a classificação dos eventos e sua tipologia, o planejamento, a montagem e gerência do check-list e a aplicação dos critérios de precedência na composição de mesas.