MODERNIZAÇÃO - Interlegis lança o projeto Câmaras Municipais Verdes em Jaguarão

Foi lançado em Jaguarão, Rio Grande do Sul, em 23 de agosto, o projeto Câmara Municipal Verde, uma iniciativa do Interlegis em parceria com o programa Senado Verde. O objetivo central é capacitar as Câmaras Municipais para a formulação e efetivação de um projeto ambiental sustentável que envolva o espaço físico e as atividades legislativas.

A abertura foi presidida pelo Presidente da Casa, vereador Enio Rigatti. O presidente da Assembleia gaúcha mandou uma mensagem. Participam trinta representantes de instituições ligadas à sustentabilidade ambiental: Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente, UniPAmpa, diretores e professores de escolas locais.

O diretor de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo, destacou que o Interlegis vê a questão ambiental como prioridade, no sentido de dotar as Casas de qualidade de vida tanto para quem trabalha quanto para quem usa os seus serviços, ou seja, o cidadão.

Por isso, o órgão teve a iniciativa de disseminar boas práticas de sustentabilidade ambiental na comunidade legislativa.

Durante o lançamento, o técnico legislativo do Senado, Mário Viggiano, fala sobre Fundamentos da Sustentabilidade Ambiental e apresenta Três Caminhos para as Ações Sustentáveis.

Parceria com Senado Verde

O Interlegis buscou apoio do Senado Verde. Criado em 2007, o programa busca introduzir a gestão ambiental nas rotinas administrativas e soluções para amenizar os impactos gerados ao meio ambiente nas atividades do Senado.

Andreia Valente, coordenadora do Programa, disse que “a meta é unir diferentes setores da Casa para que, juntos, possam fortalecer o ideal de consumo consciente dos recursos. Água, papel, energia, plástico, combustível, com mudanças simples é possível dar grandes passos na direção de um meio ambiente mais equilibrado e com menos desperdícios”. Além da preocupação em minimizar os danos à natureza, também são propostas medidas que tragam economia para a Casa, com o uso racional de recursos e matérias primas.

Confira a programação completa.