INTEGRAÇÃO – Diretores-Gerais discutem fortalecimento das Casas Legislativas. Secretários-gerais avançam no modelo de cooperação


Reunidos nesta quinta-feira, dia 09, na sede do Interlegis, os diretores-gerais de Casas Legislativas discutiram diversas formas de aumentar a integração e a cooperação entre elas, além de debaterem assuntos específicos sobre o seu funcionamento. Paralelamente, os secretários-gerais assinaram um termo de cooperação que poderá resultar na criação de um fórum específico para eles – decisão que será tomada, por videoconferência, no dia 14 de setembro.

Este foi o sétimo encontro dos diretores gerais e o segundo dos secretários gerais. Do primeiro, participaram representantes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas do Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Roraima, São Paulo, Tocantins e Minas Gerais, além da Câmara Municipal de São Paulo. Já a reunião dos secretários, teve a participação de enviados de Tocantins, Roraima e Maranhão, além de Cláudia Lyra, secretária-geral da mesa do Senado, e Sérgio Sampaio, secretário-geral da Câmara.

A abertura do encontro contou com as presenças da diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, do diretor-geral da Câmara, Haroldo Tajra, do diretor-geral da Assembleia do Maranhão, Heraldo Marinelli, presidente do fórum de diretores, e Cláudia Lyra. Pela manhã, houve palestras sobre Lei de Acesso à Informação, Fator Acidentário de Prevenção, Modelo de gestão de qualidade da GESPÚBLICA e Banco de dados das ferramentas de TI nas Casas Legislativas. À tarde, os diretores-gerais discutiram questões relativas a sistemas de compras, enquanto os secretários-gerais discutiam a criação de seu próprio fórum.

O evento prossegue na manhã desta sexta-feira, com uma mesa redonda sobre experiências e estudos de casos com o ministro do Tribunal de Contas da União e ex-secretário-geral do Senado, Raimundo Carreiro, Mozart Viana, ex-diretor-geral da Câmara dos Deputados e dos atuais secretários-gerais das duas Casas, Cláudia Lyra e Sérgio Sampaio.