INSTITUCIONAL - Legislativo terá sua rede social: nome será escolhido em votação na internet

Interlegis vai lançar, em breve, uma nova ferramenta de comunicação interativa desenvolvida por técnicos do Programa

 

 

Para comemorar seus 15 anos, o Programa Interlegis, do Senado Federal, vai lançar a rede social do Legislativo. O novo produto, desenvolvido por servidores da Casa, já está desenhado, mas como a ideia é de interação e participação, seu nome será escolhido em votação nacional.

 

Desde que foi criado, há 15 anos, o Interlegis sempre se apresentou  como a “comunidade virtual” do Poder Legislativo; quando ainda não se falava em comunidades virtuais e muito menos em redes sociais. Hoje as tecnologias avançaram muito. A Internet faz parte do dia-a-dia das pessoas e, não por acaso, uma rede social (o Facebook) é hoje uma das mais valiosas empresas do mundo.

 

Agora é avançar nas plataformas de interação do Poder Legislativo brasileiro. Segundo dados do I Censo do Legislativo, existem mais de 160 mil pessoas trabalhando diariamente nas casas que materializam a democracia na sociedade brasileira. Eles são o alvo principal – mas não o único – desta nova ferramenta que também colocará disponíveis todas as informações sobre o Programa Interlegis, que vem atuando nesses anos em centenas de Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas do país.

 

O produto, desenvolvido em software público, poderá ser licenciado sem custo para qualquer interessado e proporcionará a interação com outras redes sociais. Não apenas os servidores do Legislativo estarão interligados, mas também instituições ou entidades que desejarem se manifestar ou ter acesso a questões relativas, por exemplo, ao Programa Interlegis, que é uma parceria do Senado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para a modernização e integração do Poder Legislativo.

 

As possibilidades de uso deste novo produto são quase infinitas, dada à plasticidade com que a rede foi concebida, inclusive para gerenciamento administrativo. Trata-se de uma ferramenta de “Business Intelligence- BI”, no jargão da área, disponibilizada publicamente.

 

Qualquer pessoa pode participar da escolha do nome desta ferramenta, que está sendo chamada de “Facebook do Legislativo”. As sugestões devem ser encaminhadas para o email concurso@interlegis.leg.br até o encerramento do ENGITEC (Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia), que ocorrerá na última semana de agosto, quando será aberta uma votação eletrônica no portal Interlegis com os nomes mais criativos.

 

registrado em:
wacardoso
wacardoso disse:
08/08/2012 09h33

Olá, meu nome é Wederson. Sugeri o nome AMICUSLEGIS para ser o nome oficial da Rede Social do Legislativo. Como trata-se de uma ferramenta que tem por finalidade estreitar os laços entre os servidores do Poder Legislativo nas esferas Federal, Estadual e Municipal, acredito que o nome é sugestivo e merece ser aprovado.

Comentários foram desativados.