CAPACITAÇÃO - Vereadores e servidores da Câmara de Maracanaú elogiam oficina do Interlegis no Ceará

Informações publicadas no portal da Câmara:


Funcionários da Câmara Municipal de Maracanaú participaram do Curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo, promovido pela AL-Ce, em parceria com o Interlegis.

Realizado nos dias 11, 12 e 13/04, o curso aconteceu na Universidade de Ensino Á Distância – Unipace, da Assembléia Legislativa do Ceará, em parceria com o Interlegis do Senado Federal, o curso apresenta os conceitos de cerimonial e protocolo, os fundamentos de etiqueta e os critérios de precedência, empregos de símbolos nacionais, além de procedimentos e técnicas necessárias para o planejamento e realização de eventos no poder legislativo.

Ministrado pelo diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento da Comunidade do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo, o curso foi uma parceria entre o Interlegis e a Universidade do Parlamento da Assembléia Legislativa do Ceará.

 Com o objetivo de proporcionar o acesso à educação e qualificação profissional do cidadão, a Unipace tem beneficiado estudantes, profissionais e funcionários das Câmaras Legislativas e de outros poderes do Ceará, através de cursos em diversas áreas, com foco na capacitação de assessores, parlamentares e servidores públicos. Somente em 2011 foram quase 2 mil beneficiados.

O presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Chico Barbeiro (PCdoB), parabenizou a iniciativa da Assembléia Legislativa do Ceará em investir na qualificação profissional e educacional e proporcionar conhecimento aos cidadãos, estendendo atenção especial aos profissionais das casas legislativas do Estado do Ceará, que agora podem contar com uma ampla infraestrutura moderna, informatizada e climatizada, gerenciada por um quadro de profissionais competentes daquela Casa Legislativa.

Chico também ressaltou a parceria com o Interlegis do Senado Federal, firmada no ano de 2010. O presidente afirmou ser imprescindível a parceria com um órgão tão importante para o aprendizado e qualificação profissional nas câmaras legislativas de todo o Brasil.

Prof Ted, Teresa Borges (Chefe Cerimonial ALCe), Érika Alessandra e Vônica
Participaram do curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo o chefe de gabinete da Presidência, professor Mário Sergio Bernardo (Ted), a chefe de gabinete Vônica Alves, o assistente administrativo Sidnei e a jornalista Érika Alessandra, além da responsável pelo cerimonial da prefeitura de Maracanaú Carla Ribeiro e sua assistente Socorro Rodrigues.

Ministrante do curso de cerimonial, o diretor do Interlegis Francisco Etelvino Biondo também foi responsável pela posse do primeiro mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, recebendo o prêmio de Case do Ano por Gestão de Crises, em 2003.