MODERNIZAÇÃO - Câmara de Fortaleza assina convênio com o Interlegis

Segundo matéria publicada pelo portal da Câmara, assinada por Fernanda Barocas, convênio vai proporcionar modernização do processo legislativo da CMFor. Veja mais:


A Câmara Municipal de Fortaleza firmou, na manhã de quinta-feira, 19, um convênio com o programa Interlegis, do Senado Federal. Assinado pelo presidente da Casa, vereador Acrísio Sena (PT), e pelo o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, o convênio visa a promover cooperação, consultoria e oficinas com vistas ao aprimoramento dos processos legislativos, por meio de quatro áreas de atuação: tecnologia, informação, comunicação e capacitação.

Para Acrísio, com o convênio, a Câmara dá um passo importante para duas questões fundamentais, a modernização com o acompanhamento dos processos e a transparência junto à sociedade. Já Haroldo Tajra afirmou que “o programa será sempre um parceiro em primeira hora, bem como a Câmara será de importância estratégica para modernizar as demais Câmaras no Ceará”. Além disso, o diretor executivo informou que, ao longo do convênio, diversas atividades serão ofertadas.

Durante a assinatura, Acrísio anunciou a primeira atividade, uma oficina sobre regimento interno e Lei Orgânica, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho, no auditório da CMFor. Na ocasião, o convênio também foi firmado com a Câmara Municipal de Redenção, contando com a presença de seu presidente, vereador Aécio Bezerra.

O Programa Interlegis é considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo brasileiro. Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, para a organização dos seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia. Assim, promove maior transparência e interação do Poder Legislativo, nos níveis federal, estadual e municipal, com a sociedade.

Utilizando de meios como internet e videoconferência que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e o público, o Interlegis visa aumentar a participação da população. Além de produtos e serviços como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), o programa também oferece cursos de capacitação presenciais e à distância.