INTEGRAÇÃO - Representantes das assembleias junto ao Interlegis definem agenda do semestre

INTEGRAÇÃO - Representantes das assembleias junto ao Interlegis definem agenda do semestre

Diretores do Interlegis orientam representantes das assembleias em videoconferência - 05/03/2012

 

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 05, a primeira videoconferência do ano entre a direção do Interlegis e os representantes das assembleias legislativas junto ao Programa. O objetivo foi discutir as ações previstas para o todo o primeiro semestre, com destaque para a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorrerá em Natal entre os dias 29 de maio e 1º de junho.

A participação do Interlegis se dará no Fórum dos Diretores-Gerais, no dia 30, na primeira reunião de Secretários-Gerais de Mesas das Assembleias e Câmaras de Capitais, e com os representantes nos Estados. Além disso, haverá um estande para divulgar a todos os participantes – vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e servidores do Legislativo – as ações e produtos do Interlegis.

A videoconferência foi conduzida pelo diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo e contou com dez estados. O diretor executivo do Programa, Haroldo Tajra, fez saudou os participantes, acompanhado de vários diretores-gerais de assembleias, que se reuniam paralelamente na sede do Interlegis.

O encontro serviu também para cobrar a devolução de formulários que foram entregues em Aracaju, ainda no ano passado, sobre a designação formal dos representantes de cada Assembleia, além do relatório da viagem e sugestões para os debates que ocorrerão este ano e de técnicos, e servidores que poderão atuar como multiplicadores das açoes do Programa.

Atendendo a indagações de vários representantes, Biondo disse que em Natal será apresentado um relato dos andamentos sobre o Programa de Integração dos Vereadores (PIV), que se realizará no final do ano. Também nesta ocasião, devem ser programadas as várias oficinas, cursos e encontros que o Interlegis realizará.

Foram abordadas questões pontuais, como o encontro de vereadores de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, que acontecerá nos dias 29 e 30 de março e que terá a participação do próprio Biondo, além de especialistas em questões eleitorais.

Outro item abordado foi o ensino a distância. Em Minas Gerais, em parceria com o Interlegis, está sendo criado um curso de processo legislativo, em cinco módulos, que será oferecido aos demais estados. A TV Assembleia já colocou no ar – e t6ambém na internet – outros dois cursos, sobre a história de Minas Gerais e sobre Orçamento Público. A experiência gerou muita curiosidade e será apresentada aos colegas em Natal.

Os representantes da Bahia também falaram sobre o primeiro curso de EAD da Assembleia, e trataram da oficina sobre ouvidoria parlamentar que será promovida numa parceria Câmara Municipal de Salvador, Assembleia Legislativa e Interlegis. Esta experiência poderá vir a fazer parte do Programa de Modernização Legislativa PML).