INSTITUCIONAL - Gabinetes de senadores recebem informações do Interlegis sobre PML

INSTITUCIONAL - Gabinetes de senadores recebem informações do Interlegis sobre PML

Representantes dos gabinetes dos senadores do Centro-Oeste com Haroldo Tajra, do Interlegis - 15/03/2012

 

A diretoria do Programa Interlegis começou esta semana uma rodada de reuniões com os chefes de gabinete de todos os senadores para mostrar o funcionamento, o alcance e as etapas do Projeto de Modernização do Legislativo (PML), voltado para as câmaras municipais, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na terça-feira, 13 de março, foi a vez dos chefes de gabinete dos senadores de Sergipe e Rondônia receberem as informações. Ainda nesta semana, divididos em grupos, foram convidados os dos representantes de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Na quinta, dia 15, assessores dos senadores de Mato Grosso do Sul e de Goiás também se reuniram na sede do Interlegis e discutiram, inclusive, sobre a lista de municípios que devem receber, ainda este mês, a visita de técnicos do Interlegis. Eles também sugeriram que seja feita uma reunião em Brasília com os presidentes de câmaras, para uma apresentação mais detalhada sobre o trabalho do Interlegis.

Além de detalhes sobre os produtos e serviços que o Interlegis oferece sem custos para as casas legislativas, as reuniões servem para sensibilizar os gabinetes para que também eles incentivem a adesão delas ao Programa.

“Sem a vontade política da casa, sem o comprometimento das lideranças, qualquer esforço será em vão”, alerta o diretor executivo do Interlegis, Haroldo Tajra. Também participam das reuniões os diretores Francisco Etelvino Biondo, da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, e João Marcelo, da Subsecretaria de Planejamento e Fomento.

O PML, em sua segunda fase, tem como meta atingir 700 Câmaras (metade delas até 2013). Apesar de existir uma listagem prévia, os gabinetes podem participar da indicação de qual casa está mais apta a fazer o convênio com o Interlegis. Antes é feito um diagnóstico de suas condições de funcionamento por servidores do Programa. Estas câmaras podem também se tornar polos de multiplicação das ações de modernização junto aos municípios vizinhos.

São vários os produtos e serviços que o Interlegis oferece, entre eles, o Portal Modelo para internet,cursos a distancia, oficinas para revisão de Lei Orgânica e Regimento Interno e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).