CAPACITAÇÃO - Escola do Legislativo da Assembleia de Rondônia abre atividades letivas com desafio de ampliar ações

CAPACITAÇÃO - Escola do Legislativo da Assembleia de Rondônia abre atividades letivas com desafio de ampliar ações

Escola da ALRO vai oferecer curso pré-vestibular a servidores e dependentes - 14/03/2012

Evento foi prestigiado pelo diretor do Interlegis, Haroldo Tajra.

Veja a matéria publicada no site da ALRO.

As atividades letivas da Escola do Legislativo foram oficialmente iniciadas na manhã desta quarta-feira (15), numa solenidade que reuniu o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD); os deputados Maurão de Carvalho (PP), Ribamar Araújo (PT), Epifânia Barbosa (PT), Glaucione Rodrigues (PSDC), Jean Oliveira (PSDB) e Euclides Maciel (PSDB); o chefe da Casa Civil do Governo, Juscelino Amaral; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga; a diretora geral da Escola do Legislativo, Dilma Santos, a reitora da UNIR, Maria Cristina, entre outras autoridades.

“A Escola tem cumprido o seu papel, promovendo cursos, seminários e outras ações educacionais. Mas, é preciso avançar ainda mais, pois a inclusão social é um grande desafio”, disse Hermínio.

Dilma Santos destacou a importância das parcerias para o êxito das ações desencadeadas pela Escola. “Graças ao apoio da presidência da Assembleia, ao trabalho dos nossos servidores e às parcerias, a Escola pode realizar um trabalho de qualidade em 2011 e em 2012 será ainda mais proveitoso, levando cidadania e qualificação para servidores, dependentes e a população em geral”, afirmou.

Para o deputado Maurão de Carvalho, “o nosso esforço é para fortalecer e ampliar as ações da Escola, inclusive interiorizando os seus serviços”.

Já a deputada Epifânia, que é educadora, declarou que apresentou indicação para que a Escola possa oferecer pré-vestibular aos servidores da Assembleia e seus filhos. “Na Unir, dos 40 aprovados em medicina, somente um é rondoniense. É preciso ampliar as opções de estudo para que possamos ter mais jovens na universidade e qualificados para o mercado de trabalho”.

O deputado Jean Oliveira lembrou que foi na gestão de seu pai, o ex-deputado Carlão de Oliveira, como presidente da Casa, que foi criada e implantada a Escola do Legislativo. “Tenho um carinho e uma atenção especial por essa instituição e tenho certeza que em 2012 vai ser uma ferramenta de grande valia para a sociedade rondoniense, como tem sido ao longo de quase uma década”, destacou.

O presidente da Abel fez questão de testemunhar que a Escola do Legislativo de Rondônia foi pioneira em ampliar a sua atuação. “Foi aqui que se ampliou o atendimento, passando a oferecer cursos aos dependentes dos servidores. Com o comprometimento que vemos da presidências, dos deputados e da direção, a escola está retomando o seu caminho de qualidade e pioneirismo”, afirmou.

Madruga anunciou que vai imprimir na gráfica do Senado exemplares da Constituição Estadual e da Lei Orgânica de Porto Velho em braile, pra servir de base de consulta aos deficientes visuais.

Assinaturas de convênios e protocolos

Na mesma solenidade, o presidente Hermínio Coelho assinou um protocolo de intenções com a Unir, para que as duas instituições possam estabelecer parcerias na área educacional.

“A minha determinação é de que haja parcerias com universidades, órgãos públicos, escolas, igrejas, sindicatos, associações e outras instituições. E a Unir deve tornar-se uma das nossas principais parcerias”, destacou Hermínio.

A reitora em exercício da Unir destacou a importância do protocolo assinado e fez um desafio: “Temos a necessidade de contratação de especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e queremos que a Escola forme novos profissionais nessa área”, disse Maria Cristina.

Hermínio assinou ainda convênios com a Abel e com o programa Interlegis, do Senado Federal, para a integração das Câmaras municipais, através do Tribunal de Cotas da União, Tribunal Superior Eleitoral e a Câmara Federal.


Fonte: ALE/RO - DECOM  Quarta-Feira, 14 de Março de 2012 18:39