SENADO - Acordo com Assembleia do Maranhão vai permitir expansão da Rádio e da TV Senado


O presidente do Senado, José Sarney, assinou nesta quinta-feira (15) um acordo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa do Maranhão para a implantação da TV e da Rádio Senado em São Luís. O acordo também vai permitir a criação da TV Assembleia em sinal aberto, por meio de uma subcanalização digital.

Conforme o acordo, o Senado vai colocar à disposição da Assembleia Legislativa do Maranhão os equipamentos necessários à retransmissão local do sinal da TV Senado. A assembleia vai providenciar o espaço de instalação da TV e a equipe técnica responsável pela operação dos equipamentos. O mesmo vai ocorrer com a rádio.

Outras cinco parcerias do mesmo tipo devem ser feitas com as Assembleias Legislativas dos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima. O primeiro acordo foi assinado com a Assembleia da Paraíba, em novembro.

Cidadania

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), a intenção é que a TV Assembleia comece a exibir sua programação já no início do ano que vem, por meio de um subcanal da TV Senado. Ele disse esperar que a TV e a rádio deem mais transparência às atividades da assembleia e permitam um contato maior com o cidadão. Melo elogiou os meios de comunicação do Senado e agradeceu o apoio de Sarney ao acordo.

- A Assembleia do Maranhão se sente honrada em receber o apoio do Senado Federal - disse Melo.

Sarney disse que a união do Senado com outras casas legislativas permite o aprimoramento da democracia. Ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Maranhão e disse que a implantação de meios de comunicação como a TV e a rádio permite um exercício mais profundo da cidadania.

- A TV Senado transformou e deu novo ritmo ao nosso trabalho, pois permite maior interação com o cidadão - afirmou Sarney.

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO), a diretora-geral do Senado, Dóris Marize Peixoto, e o secretário de Comunicação Social, Fernando César Mesquita, também acompanharam a assinatura do acordo.

Tércio Ribas Torres / Agência Senado