MODERNIZAÇÃO - Desenvolvedores do Plone discutem avanços e aplicações do software livre no Interlegis

"Plone, presente e futuro do CMS usado no Brasil.gov.br" foi o nome da palestra de Érico Andrei, membro do Conselho de Administração do Plone, um software livre usado pelo Programa no desenvolvimento e aplicação do Portal Modelo e do próprio portal na internet do Interlegis, que foi um dos primeiros órgãos estatais a utilizá-lo no Brasil


Plone, presente e futuro do CMS usado no Brasil.gov.br foi o nome da palestra de Érico Andrei, CEO da Simples Consultoria, desenvolvedor do núcleo do Plone e membro do Plone Board, conselho de administração do Plone, um software livre usado pelo Programa no desenvolvimento e aplicação do Portal Modelo e do próprio portal na internet do órgão, que foi um dos primeiros a utilizá-lo no Brasil.

A área de Tecnologia do Interlegis desenvolveu um dos seus principais produtos, o Portal Modelo, por meio do Plone. Graças à ferramenta, muitas câmaras puderam publicar suas páginas na internet, sem precisar pagar empresas especializadas em criaçao e manutenção de sites. Atualmente, 232 casas lançam mão do Portal Modelo e têm seus portais hospedados nos servidores do Interlegis, gratuitamente.

Segundo o chefe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Interlegis, João Henrique Gouveia, o encontro realizado no auditório do Programa, em Brasília, no dia 13/01, foi importante. Ele disse que os técnicos que trabalham com o software tomaram conhecimento das novidades e avanços que vão possibilitar mais funcionalidades no uso do aplicativo.

Estiveram presentes 23 profissionais de diversos órgãos, como TSE, SERPRO, Prodasen, Presidência da República e Polícia Federal, além do próprio Interlegis. O vídeo streaming, que possibilitou o acompanhamento àqueles que não puderam estar presentes, atingiu mais de 90 conexões no total, com um pico de 40 conexões simultâneas.

Clique aqui para baixar o vídeo da apresentação.

O arquivo da apresentação pode ser obtido na página do evento no Colab, onde estão os grupos de discussão abrigados no portal do Interlegis.