COMUNICAÇÃO - Baianos acompanharão Canal Assembleia pelo sinal aberto

Matéria da Assessoria de Comunicação da Assembleia da Bahia mostra como a TV do Legislativo vai chegar a 200 municípios baianos:


A programação do Canal Assembleia será transmitida em sinal aberto para os baianos no início do segundo semestre, contando com o apoio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia  (Irdeb), que firmou convênio de cooperação técnica ontem com a Fundação Paulo Jackson, entidade mantenedora da emissora do Legislativo. Os termos do documento assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, e pelo secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, permitirá treinamento de pessoal, a realização de coproduções, a interligação do jornalismo e ainda o uso da rede de retransmissoras do Irdeb que leva o sinal da TVE a cerca de 200 municípios baianos.
A assinatura do convênio foi realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, com as presenças dos diretores da Fundação Paulo Jackson e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, sendo o documento também firmado pelos diretores geral dessas instituições, respectivamente, Arnando Lessa e Paulo Roberto Vieira. Após as assinaturas, o presidente Marcelo Nilo agradeceu o apoio recebido do governador Jaques Wagner para a concretização “desse sonho do nosso Parlamento” e ao secretário Robinson Almeida, titular da secretaria que tem o Irdeb em sua estrutura pelo incentivo a esta iniciativa que permitirá uma efetiva economia para a implantação da concessão recém-obtida.
Ele historiou a “longa caminhada em busca do sinal aberto, que democratizará a programação da nossa emissora até agora restrita aos assinantes da NET ou àqueles que dispõe de internet”. Marcelo lembrou que a outorga foi assinada pelo presidente Lula num dos últimos atos de sua gestão, passando em seguida pela Câmara e pelo Senado, e revelou que o contrato para o uso efetivo dessa concessão será assinado no próximo mês, sendo a grade de programação da emissora do Legislativo disponibilizada para os baianos no canal 20. Informou ainda que a Fundação Paulo Jackson já está autorizada a implantar retransmissoras em Feira de Santana, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, mas está na luta para obter outras duas, o que permitirá com a cooperação do Irdeb que se chegue a todos os municípios da Bahia a médio prazo.

AVANÇO

O secretário Robinson Almeida manifestou a sua alegria com a obtenção da concessão, levando para os deputados da Bahia as congratulações do governador Jaques Wagner, por esse avanço na transparência da Casa e disse que considerava a assinatura do convênio como mais um ato para o fortalecimento da democracia na Bahia. Um ato concreto que se soma a outra providência, esta imaterial, no sentido da democratização do nosso estado que foi a instalação no dia anterior do Conselho Estadual de Comunicação Social.
Ele elogiou o modelo de compartilhamento de equipamentos e experiências possibilitado pelo convênio, que otimizará o uso da verba pública gerando uma economia de recursos que poderão ser alocados em obras e serviços para o povo da Bahia. Para ele, a possibilidade do povo acompanhar o trabalho de seus deputados diariamente, sem qualquer custo, é um incentivo à cidadania plena que não pode ficar restrita à convocação dos cidadãos para votar e desejou aos deputados que o Canal Assembleia transmita sempre boas notícias para toda a população.