CAPACITAÇÃO - Interlegis treina servidores da Assembleia da Bahia em ensino a distância

CAPACITAÇÃO - Interlegis treina servidores da Assembleia da Bahia em ensino a distância

Ícaro Caíres, da ALBA, em oficina sobre EAD, na sede do Interlegis, em Brasília - 06/12/2011

No dia 06 de dezembro, dois servidores da Assembléia baiana, passaram por treinamento na sede do Programa em Brasília. O objetivo foi buscar o desenvolvimento da aplicação de cursos a distância, usando a plataforma Moodle, a mesma utilizada pelo sistema Saberes, do Interlegis.

A capacitação foi pedida por Alberto César, da área de Tecnologia da Informação da Casa, que participou da oficina. O treinamento foi ministrado pelo o técnico do Interlegis, Sesóstris Vieira, no formato de um mentoring. Desta forma, os próprios treinandos definiram quais assuntos seriam discutidos.

Os tópicos tratados foram os seguintes: instalação do Moodle; instalação de plugins e extensões do Moodle; personalização e customização do Moodle; gerenciamento de usuários, perfis e permissões de acesso; gerenciamento de conteúdo; gerenciamento de cursos: conteúdos, atividades, recursos, questionários. Por fim, os participantes conversaram sobre a administração de dados: backup e restauração.

O coordenador de desenvolvimento de sistema da Assembléia Legislativa na Bahia, Ícaro Caíres, afirmou que o treinamento possibilitou a ele iniciar a aprendizagem no processo de ensino a distancia, e a dinamizar a técnica de aprendizagem dentro da Casa.

Caíres destacou ainda que a agilidade na geração de conteúdo, dentro de um ambiente seguro, é uma rica função da plataforma Moodle. “Sinto-me orgulhoso de levar esta modernidade para a Assembleia; sem dúvida, vou replicar da melhor forma possível o conhecimento adquirido aqui”, completou.