INTEGRAÇÃO - Assembleia do Maranhão sedia 3º Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativa


Interlegis também participa do Encontro. Veja mais detalhes na matéria publicada no portal da Assembleia Legislativa do Maranhão, que acompanha todas as palestras, com cobertura on line no site:

Assembleia Legislativa do Maranhão sedia hoje (9) e amanhã, no Auditório Fernando Falcão, o III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, com o tema “Gestão Pública e Governança”. Um coquetel oferecido na noite desta quarta-feira (9) marcou a abertura do evento.

 

O diretor-geral da Assembleia do Maranhão, Heraldo Marinelli, falou sobre a importância do  encontro. “É muito importante essa troca de experiência onde alguns estão chegando ao fim de uma caminhada e outros iniciando suas jornadas”.

 

Marinelli destacou também a evolução do servidor publico de hoje, “mais presente e mais preocupado em oferecer um trabalho de qualidade cada vez mais eficiente para uma sociedade exigente e nós temos que está a altura dessa exigência”.

 

O ministro do TCU, Augusto Sherman Cavalcanti, comentou sobre o tema de sua palestra, “Governança Corporativa”. “Governança significa melhoria de gestão de maneira ampla, seja pública, privada ou nos poderes”, disse.

O ministro destacou a área de tecnologia da informação como a mais desenvolvida. “Os critérios de governança corporativa estão bem mais definidas na área de tecnologia da informação”, sintetizou Sherman.

 

O encontro tem por objetivo principal favorecer a integração das Casas Legislativas e a integração entre parlamentares e servidores, melhorando a produtividade, qualidade e economicidade dos serviços ofertados. A abertura do evento foi presidida nesta quinta-feira pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) e pelo diretor-geral da Casa Legislativa, Heraldo Marinelli.

 

O encontro congrega todos os diretores-gerais do país, incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado, com temas e discussões voltadas para o fortalecimento e modernização do legislativo. No período da manhã o evento será aberto ao público, mas à tarde apenas para os participantes inscritos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 10

14h30 – Palestra Gestão Estratégica do Legislativo – Prof. Rogério Ventura Texeira – Diretor-Geral da Câmara dos Deputados

 

15h30 – Relatos de Experiências – Conselho Gestor de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – Relator – Ricardo Arend Haesbaert – superintendente-geral.

Troca da Frota pelo Sistema Traid da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Relator – Celso Pinhata Júnior – Secretário-Geral de Administração.

 

17h – Palestra: Reforma do Poder Legislativo.

Representante da Fundação Getúlio Vargas

Protocolo – “.leg.br” – Ricardo de Oliveira Ramos

Diretor da Subsecretaria  de Tecnologia da Informação – Interlegis

 

 

 

DIA 11 (MANHÃ)

8h30 – Palestra – Interlegis e o Projeto de Integração do Legisltativo.

Dr. Heraldo Feitosa Tarjara – Diretor da Secretaria Especial do Interliges.

 

10h – Painel sobre “A Estrutura Organizacional das Casas Legislativas”

Assembleia Legislativa do Maranhão – Dr. Heraldo Marinelli – Diretor-Geral.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Dr. Eduardo Vieira Moreira – Diretor-Geral.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Dr. Celso Pinhata Junior – Secretario Geral Administrativo

 

DIA 11 (TARDE)

# Espaço Institucional / Assuntos Administrativos

# Assinatura da Carta de São Luís.