EnGITEC - Segundo dia tem debates e troca de experiências

(atualizado em 27/10)

O segundo dia do EnGITEC, nesta quarta-feira, 26, teve mais uma série de palestras. O analista legislativo do Senado, Paulo Fernandes de Souza Júnior, foi o primeiro palestrante. Depois de falar sobre Software Livres, Paulo contou que foi um dos idealizadores do Projeto GITEC.

Com um clima mais dinâmico junto com os representantes das Casas Legislativas, o evento somou cerca de 70 pessoas. Paulo lembrou que há dez anos o Interlegis utiliza software livre e discorreu sobre este conceito e suas quatro vertentes: o poder de executá-lo sem restrições, a possibilidade de conhecer o programa e adaptá-lo, poder distribuí-lo novamente e redistribuir as adaptações feitas pelo usuário.

O diretor financeiro da Associação Python Brasil e programador da Câmara Municipal de Curitiba (PR), Ramiro Luz, ministrou uma aula sobre o Python Ágil. Uma linguagem de programação utilizada para criar os sistemas do Interlegis – desde a infraestrutura de servidores, até a web (Portal Modelo, SAPL). O Python, detalhou ele, serve para integrar, por isso a palavra ágil em seu nome. Ele permite que haja mudanças nos sistemas através de testes, diminuindo a probabilidade de haver problemas de servidor. Antes de finalizar a palestra, Ramiro fez demonstrações de testes de programação que deram certo e falharam e explicou um pouco como funciona o programa.

A última palestra da manhã foi apresentada pelo analista legislativo João Lima sobre o tema SILEX (Modelo de Requisitos para Gestão da Informação Jurídica). O portal LexML reúne Leis, emendas e materiais preparados pelos Senadores e é utilizado pelo Interlegis desde 2009, fazendo interface com o SAPL.

Retomando o evento à tarde, Gustavo Lepri, analista desenvolvedor desde 2005 e especialista no desenvolvimento de aplicações para internet/intranet, falou sobre a Integração com o SAPL, sistema responsável pela elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, manutenção atualizadas das bases de leis e consulta a informações sobre mesas diretoras.

Em seguida, Felipe Vieira conversou com os presentes sobre a Introdução ao NOSQL. Ele afirmou que o NOSQL não é um produto especifico, mas sim um conjunto de diversas produções tecnológicas para resolver um problema.

Outra palestra foi a de Introdução ao HTML5 e CSS3 com Sérgio Oliveira Campos, que é programador e entusiasta de software livre e da linguagem Python. Ele explicou durante sua fala sobre a evolução do HTML de um para o cinco. 

Para concluir, mais duas palestras fizeram parte da programação. Segurança no desenvolvimento de softwares, com Leandro Resende Gomes, analista de desenvolvimento do SERPRO; e Crowdsourcing como instrumento de transparência e gestão do conhecimento na administração pública, por Helio Teixeira.

Partindo do conceito, retirado, segundo ele próprio, da Wikipedia - "crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias - Teixeira fez análises de modelos, historiou a evolução da mídia, para falar de ferramentas que podem melhorar o processo decisório, envolvendo as pessoas nas soluções de problemas que o poder público enfrenta.

Segundo ele, que citou inclusive experiências do governo norte-americano das quais participa, é preciso transformar o envolvimento de tanta gente, por exemplo, nas redes sociais, em engajamento e participação. Teixeira citou, inclusive, o caso do próprio Interlegis que, na sua visão, deveria "incorporar ferramentas para ser plataforma de participação cívica".

Outras atividades realizadas durante o evento foram os minicurso sobre Instalação e customização do SAAP 2.0 com o analista de informática legislativa do Interlegis, Sesóstris Vieira. E o minicurso de customizações do Portal Modelo ministrado pelo Servidor da Câmara Municipal de Petrolina, Wesley de Carvalho Lopes.