CAPACITAÇÃO - Parceria com o Interlegis está na segunda etapa em Caxias do Sul

Veja como foi o curso, segundo matéria publicada no portal da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul:


A segunda etapa da parceria de capacitação entre a Câmara Municipal de Caxias do Sul e o Senado teve início na manhã desta quarta-feira (05/10). Por meio do Interlegis, braço de capacitação daquela Casa, os servidores de câmaras da Serra estão recebendo o curso de comunicação integrada para o Legislativo. À frente dos palestrantes do Senado, encontra-se, novamente, Francisco Etelvino Biondo, que, em maio passado, ministrou curso sobre cerimonial no ambiente legislativo. As atividades seguem até sexta-feira.

A abertura dos trabalhos contou com a troca de experiências entre os profissionais de comunicação e teve a apresentação dos perfis dos setores de comunicação do Legislativo Caxiense, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Porto Alegre. Coordenadora de comunicação em Caxias, Eloá Nespolo destalhou áreas como TV Câmara (Canal 16), assessoria de imprensa, relações públicas.

Presidente da Escola do Legislativo da Câmara Porto-Alegrense, o vereador Adeli Sell/PT defendeu maior critério na condução do processo comunicativo. Disse que, dependendo do teor do assunto, são mais válidos espaços em mídias segmentadas do que só se preocupar com os veículos tradicionais. Em complemento, a diretora da escola, Débora Balzan Fleck, destacou o papel da organização da comunicação interna para gerar resultados externos. Informou que a escola tem feito parcerias com grêmios estudantis.

A coordenadora da redação da agência de notícias da Assembleia Legislativa, Sheyla Scardoelli, comentou sobre a atualização dos portais do site institucional dessa Casa, a fim de facilitar o acesso. Ressaltou que um manual de redação já foi formulado para padronizar os textos. Em média diária, o órgão publica 44 matérias e 52 fotos.

O Legislativo Caxiense está entre as câmaras-polos de modernização escolhidas pelo Senado, para o desenvolvimento de projetos de capacitação. As atividades não geram qualquer tipo de despesa para a Câmara de Caxias.

Em novembro do ano passado, o acordo firmado com o Senado passou a prever que, de forma gratuita, aquela Casa disponibilize, entre outros, serviços de comunicação, gestão e tecnologia. A coordenação das atividades cabe ao Interlegis. A contrapartida consiste em difundir as ações junto aos municípios vizinhos.

05/10/2011 14:42
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul