Interlegis acerta novas ações com o BID


Diretores do Interlegis e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reuniram na sede, em Brasília, no dia 9 de setembro. Na pauta, uma análise pormenorizada da evolução do Programa em relação ao cumprimento das metas. Também foi traçado um planejamento para as ações de integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro.

Participaram da reunião, pelo BID, o coordenador do contrato com o Interlegis, Dino Caprirolo, e a analista de operações sênior, Kátia Sousa. Os diretores Haroldo Tajra, Mariângela Cascão, Francisco Biondo, Cláudio Cavalcante, João Marcelo Novais e os assessores Raimundo Júnior e Mateus Sant’Anna, representaram o Interlegis.

Os quatro pilares do Programa de Modernização do Legislativo – informação, comunicação, capacitação e tecnologia – foram reafirmados como alicerces das estratégias a serem compartilhadas com os membros da comunidade legislativa.

Em relação à informação, já está definido todo o cronograma para a elaboração dos Censos do Legislativo e do Legislador. A previsão é que já sejam divulgados os primeiros resultados em outubro do ano que vem. Outra ação ressaltada é a consultoria aos legisladores e servidores para a revisão de regimentos internos e leis orgânicas municipais.

Na área de comunicação, estão programados vários encontros para atendimento às casas conveniadas, no tocante ao aprimoramento da capacidade de implantar e manter ferramentas que possibilitem o diálogo do Legislativo com a comunidade a que serve.

A capacitação tem sido bastante trabalhada, com a consolidação do Sistema Saberes, o braço do Interlegis no ensino à distância. Para incrementar o setor, serão contratados consultores especializados no treinamento do pessoal legislativo.

Outro foco das ações do Programa, o desenvolvimento de aplicativos e outros instrumentos tecnológicos que auxiliem a gestão das casas legislativas, também terá atenção maior. Na reunião, ficou decidido o aumento da capacidade de hospedagem de bases de dados das câmaras conveniadas no servidor do Interlegis.