ENCONTRO - Videoconferência define linhas do encontro de Escolas do Legislativo e Interlegis em Aracaju

No dia 19, foi feita por videoconferência uma convocação para que todas as Assembleias participem dos debates que ocorrerão de 19 a 22 de outubro.

Este será o 18º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), mas o primeiro em que o Interlegis participará como instituição parceira. "Temos objetivos e metas parecidos e nada mais lógico que trabalhemos cada vez mais em conjunto", disse o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, na videoconferência que reuniu representantes de onze Estados. O tema central do Encontro será o planejamento estratégico para 2012.

O presidente da ABEL, Florian Madruga, também presente, disse que está sendo construída uma grande parceria entre as duas instituições e que o primeiro encontro conjunto é uma iniciativa muito saudável.

Francisco Biondo, diretor de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, deu mais detalhes sobre a proposta do Encontro: detalhar ações para 2012 para modernizar as Câmaras Municipais, numa parceria entre o Interlegis, a ABEL, as Escolas do Legislativo em cada Assembleia e os representantes Interlegis nos Estados.

O engajamento das Assembleias, disse Biondo, será fundamental como uma forma mais efetiva de se chegar aos municípios, melhorando o desempenho das Câmaras. Isso pode incluir a realização de oficinas, encontros, cursos de capacitação, implantação de portais para a internet, entre outras medidas.

O Interlegis vai custear a ida dos seus representantes nos Estados para Aracaju. A ABEL está convidando dois servidores de escolas do legislativo estaduais, mas, neste caso, as despesas ficam por conta das Assembleias.

O Encontro conta ainda com o apoio do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa de Sergipe. Outras informações podem ser obtidas no site www.tce.se.gov.br e pelo e-mail eventos@interlegis.gov.br.