CAPACITAÇÃO - Pacaraima (RO) sedia seminário de Formação Política

Iniciativa é da Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo, com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Pacaraima:

O município de Pacaraima sediará no próximo dia 17, o seminário de Formação Política, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), através da Escola do Legislativo (Escolegis). O evento será realizado no auditório do Hotel Pacaraima, com capacidade para 110 pessoas.

O evento conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Pacaraima e as inscrições já estão abertas, podendo ser realizadas na sede da Câmara.

A programação contará com sete palestrantes, sendo que na primeira etapa pela manhã, os temas a serem ministrados serão “História Política no Mundo e do Brasil”, com Cícero Cardoso; “História e Organização Política de Roraima”, com professor Aimberê Freitas; e “O Papel da Imprensa na Democracia”, com o professor e jornalista Luiz Valério. Na segunda etapa que acontece à tarde, os temas serão “O Poder Legislativo e suas atribuições”, com a vice-presidente da ALE-RR, deputada Aurelina Medeiros (PSDB); “O Papel da Defensoria Pública”, com o defensor público geral, Oleno Matos; “Cidadania, Política e Ética”, com o corregedor da ALE-RR, deputado Erci de Moraes (PPS); e “Competências Constitucionais dos Três Poderes”, com o professor João de Carvalho, secretário legislativo da ALE-RR.

Segundo a presidente da Escolegis, deputada Angela Águida Portella (PSC), o seminário acontecerá ainda nos municípios de Bonfim, Caracaraí, Caroebe, Baliza e São Luiz do Anauá, sendo uma realização em conjunto, com datas a ser confirmadas.

A parlamentar explicou que qualquer pessoa pode participar do seminário, que tem como principal objetivo despertar uma consciência política mais profunda, que a mulher participe mais da política e que haja uma reflexão do tema proposto. “Temos que mostrar que a política bem feita, traz frutos positivos para a nossa população”, disse a deputada.
Angela explicou que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chico Guerra (PSDB), tem dado todo o apoio necessário para a realização do seminário de Formação Política, que tem proporcionado bons debates, aproximando mais o Poder Legislativo da sociedade.

Para Maria do Carmo, chefe de gabinete da Prefeitura de Pacaraima, essa ação da Assembleia Legislativa, através da Escolegis, vai enriquecer os conhecimentos das pessoas que vão participar do evento. Ela também destaca os esclarecimentos que todos terão sobre a política, através dos palestrantes.

O secretário-geral da Câmara, Janary Oliveira, disse que, sem dúvida, o seminário vai trazer informações importantes para os participantes que serão formadores de opinião futuramente. A Escolegis vai colaborar em muito; é positivo em trazer um tema tão importante que envolve toda sociedade, que é a política.