INSTITUCIONAL - Interlegis participa do 1º Encontro de Presidentes de Câmaras do Tocantins

Nesta sexta-feira, dia 10, acontece o 1º Encontro dos presidentes de Câmaras tocantinenses, em Palmas, que conta com a participação do Interlegis. As inscrições são gratuitas, no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios, onde será o evento.


Será na próxima sexta-feira, em Palmas, o 1º Encontro de presidentes de Câmaras do Tocantins, que vai abordar uma série de temas de interesse do legislativo municipal. O encontro é uma parceria entre o Senado, através do Interlegis, da Assembléia Legislativa do Estado, da Câmara da capital e da União dos Vereadores do Tocantins.

A abertura está prevista para às 9 horas, seguida de uma palestra do Primeiro Secretário da Câmara dos Deputados, Eduardo Gomes, que já foi presidente da Assembleia do Tocantins. Seu tema: "Câmaras Municipais: legítimas porta-vozes da sociedade".

O diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, vai falar sobre o projeto de modernização do Legislativo, que é a grande meta do Programa. Segundo Tajra, "a população está cada vez mais engajada nos debates políticos e quer um sistema que funcione e responda com agilidade e transparência às suas demandas. E acrescenta: “casas legislativas mais modernas e eficientes significam, portanto, uma democracia mais efetiva, que pavimenta o percurso para uma sociedade mais justa”.

 O Interlegis, que é um programa desenvolvido pelo Senado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua exatamente para buscar a modernização e a integração do Legislativo em todas as suas esferas e a promoção de maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. A atuação do Interlegis, com seus produtos e serviços – que vão desde cursos à distância ou presenciais à implantação de portais na internet -, visa a exatamente dar estes instrumentos para Câmaras e Assembleias.

Dilce Moura Stakoviac, diretora de controle externo do Tribunal de Contas do Tocantins, falará em seguida sobre "Sustentabilidade do Orçamento Público". Por fim, haverá uma palestra do consultor do Senado, Paulo Henrique Soares, sobre "A Reforma Política e a Ficha Limpa".