INSTITUCIONAL - XV Conferência da Unale abre com mais de mil participantes

Fortalecimento do Legislativo foi o grande tema dos discursos. Encontro reúne mais de mil participantes, integrantes dos legislativos estaduais e municipais, além de governadores e representantes de nove países. Temas em discussão vão da Copa do Mundo à reforma política. Interlegis também será destaque.

Confira mais detalhes da cerimônia de abertura e da programação na matéria da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina:


19/05/2011 - 09h00min
XV Conferência da Unale abre com mais de mil participantes
Mais de mil participantes e delegações de nove países prestigiaram, quarta-feira (18), a abertura da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no Costão do Santinho, em Florianópolis. A anfitriã, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, estava representada na mesa oficial pelo presidente Gelson Merisio (DEM) e pelo deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Comissão Organizadora do evento. O presidente da Unale, deputado Alencar da Silveira Junior (PDT/MG) presidiu os trabalhos e declarou oficialmente aberta a conferência. Bailarinos do Bale Bolshoi de Joinville encerraram a cerimônia.
O deputado Joares Ponticelli comemorou a realização da primeira conferência da Unale em Santa Catarina. Ele ressaltou a qualidade dos palestrantes previstos na programação de quinta-feira (19) e sexta-feira (20) e a pertinência dos temas. “A economia e a reforma política são assuntos que estão no auge dos debates do Brasil de hoje e serão abordados pelo jornalista Luiz Nassif e pelo deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE), respectivamente”, ressaltou. Ponticelli exaltou a qualidade dos demais palestrantes, entre eles o desportista Lars Grael e coordenador da Copa do Mundo da África do Sul, Henry Grimbeek, que ao abordar a experiência daquele país em sediar a última Copa do Mundo vai discorrer sobre estratégias e ações de planejamento.
A mobilização pelo fortalecimento do poder Legislativo foi defendida pelo presidente Gelson Merisio, que arrancou aplausos ao comunicar que Santa Catarina foi o 14º estado a aprovar projeto de resolução que aprova proposta de emenda à Constituição Federal para ampliar os poderes dos estados. Uma reação à redução do âmbito de competência dos legislativos estaduais e de reforço ao princípio federativo. O Projeto de Resolução 3/2008, de autoria da Mesa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi aprovado na sessão ordinária de quarta-feira (18). “Vamos resgatar aquilo que é mais caro ao legislador”, enfatizou.
O tom foi seguido pelo presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e presidente do Parlamento de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Ele se referiu à Proposta de Emenda Constitucional como uma das “ações e atitudes que fortalecerão de forma muito acentuada o papel do parlamento neste país para a construção de uma pátria mais igualitária, mais justa e para o fortalecimento dos estados e dos municípios, cumprindo o princípio da república federativa”. O presidente da Unale, Silveira Junior, garantiu: “vamos discutir, trocar experiências, mostrar o que dá certo em Santa Catarina. O parlamento de todo o Brasil vai colher frutos deste encontro”.

Comenda Unale
Na cerimônia, o deputado Silveira Junior entregou, ainda, a maior condecoração da Unale, concedida por relevantes serviços prestados, ao presidente da Assembleia catarinense, Gelson Merisio. Também receberam a comenda os presidentes das assembleias legislativas de São Paulo, deputado Barros Munhoz, ex-presidente da Unale, Clovis Ferraz, a ex-presidente da Unale, Aparecida Gama e o deputado Dinis Pinheiro.
As delegações presentes foram homenageadas com a exibição das bandeiras de cada um dos países: África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, México, Paraguai, Uruguai e da China, que trouxe comitiva com 25 integrantes.

Programação
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) abriu na manhã desta quinta-feira (19) as palestras da XV CNLE. Desde às 9 horas ele fala sobre “Reformas e Perspectivas para o Brasil do Futuro”. Na sequência, o jornalista Luis Nassif expõe o tema “Panorama Econômico e Político do Brasil”, a partir das 10h30min.
Na parte da tarde, às 14 horas, o coordenador da Copa do Mundo da África do Sul, Henry Grimbeek, fala sobre “Copa do Mundo – Ações de planejamento”; a partir das 15h30 o deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE), presidente da Comissão da Reforma Política na Câmara Federal, fará a palestra seguida de debate com o tema “Reforma Política”. O governador carioca Sérgio Cabral, previsto para a tarde de hoje, não poderá comparecer ao evento.
Na sexta-feira (20), último dia do evento, o velejador Lars Grael expõe o tema “Viver é superar limites”, a partir das 9 horas. A palestra será seguida por uma mesa redonda sobre Gestores Estaduais da Copa de 2014, sob a coordenação de Henry Grimbeek, às 10h30min. Nesse mesmo horário, ocorre a Assembleia Geral da Unale que deve referendar o nome do deputado Luís Schafer Tchê (PDT/AC) como novo presidente da entidade para o biênio 2011/2012. (Rossana Espezin)