MODERNIZAÇÃO - Interlegis vai levar modernidade e integração à Câmara de Natal

Visita de técnicos do Interlegis é destaque na matéria da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Natal (RN).

Interlegis vai trazer modernidade e integração à Câmara de Natal

Modernizar e integrar. Esses são os dois pilares fundamentais do projeto Interlegis, ação do Senado Federal Brasileiro voltado para a capacitação tecnológica, educacional e informacional das casas legislativas de todo o país. Na manhã desta segunda-feira (11) uma equipe do programa esteve na Câmara Municipal de Natal para dar início a implantação do projeto na CMN, com um diagnóstico do funcionamento da casa.

A ação faz parte do Projeto de Modernização do Legislativo (PML) e visa prestar consultoria em diversos aspectos desde a estrutura administrativa e física até a área de tecnologia da casa. O objetivo é proporcionar maior integração e modernização às casas legislativas com tecnologia, informação, capacitação e orientações que auxiliem no desempenho das funções legislativas.

De acordo com o especialista em informática do Interlegis Hirgino Brito, o primeiro passo para a implantação do projeto na CMN é a realização de uma análise completa por todos os setores da casa. “O objetivo desse diagnóstico é conhecer o funcionamento da casa para que possamos traçar um plano executivo de metas, visando modernizar a CMN e integrá-la com outras câmaras municipais do país”, destacou.

Para o presidente da Câmara, vereador Edivan Martins (PV), a participação do legislativo natalense no projeto será uma oportunidade de otimizar o funcionamento e os projetos desenvolvidos pela casa. “Acredito que será uma ótima oportunidade para adquirirmos conhecimento e também passar adiante nossa experiência para outras casas legislativas do país, através da integração que o projeto promove”, disse.

Após a realização do diagnóstico será assinado um termo de cooperação para a implantação do programa na CMN. O convênio terá duração de 5 anos, com renovação de metas a cada 12 meses. A implantação do projeto é totalmente custeada pelo Senado Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Interlegis

O Interlegis, considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo brasileiro, é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

O projeto foca suas ações nas Câmaras Municipais, com a organização dos seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia. Hoje, já são mais de 4.300 câmaras municipais aderidas. O Programa Interlegis disponibiliza, também, os programas de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), além do Portal Modelo para a internet e cursos de capacitação presencial e a distância.

Outras informações sobre o projeto no site: http://www.interlegis.gov.br