ADESÃO - Em Morretes, seis câmaras paranaenses buscam parceria com Interlegis

ADESÃO - Em Morretes, seis câmaras paranaenses buscam parceria com Interlegis

Telma Venturelli apresenta palestra em Morretes, PR - 13/04/2011

Evento realizado com apoio da Câmara de Morretes, em 13/04, reuniu legislativos municipais da região litorânea do estado do Paraná. Além da anfitriã, seis outras câmaras decidiram oficializar a parceria com o Interlegis: Antonina, Curitiba,Guaratuba, Irati, Lapa e Prudentópolis. Todas começarão a interagir com o Programa, com a realização de diagnóstico que identificará que tipo de ações serão feitas para a modernização das casas.

Prestigiaram o encontro os Presidentes das Câmaras de Morretes, Maurício Porrua, de Guaratuba, Paulo Eder de Araújo, e de Curitiba, João Cláudio Derosso.

Mais de 70 vereadores e servidores assistiram às palestras dos servidores do Programa. Telma Venturelli tratou do Programa de Modernização Legislativa (PML) e Luiz Fernando Pires falou sobre Lei Orgânica.

Segundo Dalva Dutra, organizadora do encontro, o sucesso da sensibilização pode ser medido, além da oficialização das parcerias, pelo alto nível de participação dos convidados, durante as apresentações.

O Presidente da CM de Morretes, Maurício Porrua, também destacou o debate levantado pela palestra sobre Lei Orgânica. Ele afirmou que isso demonstra a importância de se ampliar a discussão a respeito da necessidade de se atualizar esta lei. Porrua ainda pontuou que várias empresas oferecem consultorias com esse fim, por preços absurdos, e o Interlegis não cobra nada para auxiliar as câmaras a cumprirem esse relevante serviço ao cidadão.

Simultaneamente, os técnicos do Interlegis fizeram o diagnóstico na CM de Morretes. As primeiras medidas recomendadas foram a implantação do Portal Modelo e do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), que facilita a produção legislativa, abrangendo todas as etapas do Processo Legislativo, desde a elaboração, apresentação e tramitação de proposições, até o seu armazenamento e busca, em um banco de dados de normas jurídicas.

Para o Presidente da CM de Curitiba, João Cláudio Derosso, eventos como esse estimulam a interação dos legislativos entre si e em relação ao Interlegis, que se configura como o ponto de convergência para que isso se dê nos níveis nacional e regional, fortalecendo a categoria dos vereadores.

Derosso lembrou que o Programa já é um antigo parceiro dos legisladores curitibanos. Mas fez questão de reafirmar o interesse da sua casa em reforçar os elos. Tanto que agendou com a equipe do Programa para sexta-feira, 15/04, uma reunião de trabalho com os colegas de Curitiba, já visando estabelecer um programa de implantação de ações importantes nas áreas de tecnologia, comunicação e capacitação profissional.