Outubro

Interlegis faz diagnósticos em oito câmaras em setembro

Os técnicos avaliaram a situação geral dos legislativos de Água Clara, MS, Patos de Minas, MG, Taquarussu, MS, Porto Nacional, TO, Cristalina, GO, Pinheiros, ES, Itabuna, BA e Alcobaça, BA.
Interlegis faz diagnósticos em oito câmaras em setembro

Câmara Minicipal de Patos de Minas, no Trângulo Mineiro

Em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, os avaliadores Fernando Lucas e Raimundo Júnior destacaram a boa organização da casa em relação às outras casas legislativas visitadas. A câmara da cidade mineira tem duas conexões à internet e a estrutura administrativa e legislativa está separada fisicamente.

Mesmo estando num patamar bem acima da média das câmaras municipais brasileiras, os gestores da casa mostraram-se interessados em implementar alguns produtos do Interlegis, para melhorar ainda mais os seus serviços para a comunidade local.

Os técnicos do Programa sugeriram a implantação do Portal Modelo e do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), para a formação de uma base de dados legislativa e de um servidor Proxy para aumentar a velocidade da internet.

Diretor da Assembléia de Minas fala na Câmara Legislativa do DF, com apoio do Interlegis

Alaôr Messias Júnior é referência em gestão legislativa. A palestra será na terça-feira, 5/10, às 9h.
Diretor da Assembléia de Minas fala na Câmara Legislativa do DF, com apoio do Interlegis

Câmara Legislativa do Distrito Federal

O diretor de Planejamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Alaôr Messias Júnior, estará na Câmara Legislativa (CLDF) na próxima terça-feira, 5, para falar sobre o “Direcionamento Estratégico” da ALMG, considerada modelo de gestão pública legislativa.

A palestra, que acontecerá no plenário da Câmara a partir das 9 horas, é uma iniciativa do Comitê de Planejamento Estratégico Institucional (COPEI) da CLDF, em parceria com o Interlegis, programa de integração legislativa do Senado Federal. É aberta aos servidores da Câmara Legislativa e ao público interessado no assunto.

Confira matéria completa da CLDF.

Interlegis impressiona no Congresso de Modernização do Legislativo da Argentina

O Diretor Executivo do Interlegis, Alexandre Girão, participou, no final de setembro, em Buenos Aires, do III Congresso Internacional de Modernização e Gestão de Qualidade no Poder Legislativo como convidado-palestrante no painel Experiências Internacionais de Modernização Legislativa.
Interlegis impressiona no Congresso de Modernização do Legislativo da Argentina

Congresso Argentino, Buenos Aires

O Diretor Executivo do Interlegis, Alexandre Girão, participou, em 27 e 28 de setembro, em Buenos Aires, do III Congresso Internacional de Modernização e Gestão de Qualidade no Poder Legislativo como convidado-palestrante no painel Experiências Internacionais de Modernização Legislativa. A apresentação buscou divulgar a proposta do Programa Interlegis e suas ações.

 

Alexandre Girão participou de reunião que contou com a presença de dirigentes do Senado e da Câmara dos Deputados argentino, além do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Na oportunidade, Girão dividiu as experiências e conhecimentos adquiridos na execução da primeira fase do Interlegis e as perspectivas do Programa.

 

Segundo o Diretor Executivo do Interlegis, os diretores do Senado em Buenos Aires se mostraram interessados no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. que apóia desde a elaboração e apresentação de proposições, até sua tramitação e seu armazenamento em banco de dados de normas jurídicas.

 

A participação do Interlegis nesse evente é parte dos objetivos propostos na fase II do Programa, que tem como uma de suas finalidades, a viabilização da cooperação técnica ente parlamentos de nações amigas, em especial com os países de língua portuguesa e membros do Mercosul.

ELEIÇÕES 2010 – Vitória da DEMOCRACIA

No domingo, 31/10, mais de 135 milhões de brasileiros definiram, em segundo turno, quem vai ocupar a Presidência da República nos próximos quatro anos - Dilma Roussef, do Partido ods Trabalhadores. Entre vitoriosos e derrotados, a certeza de que o Brasil caminha firme para a democracia plena.

Praticidade na votação, velocidade na apuração e segurança certificada são algumas das virtudes das maiores eleições diretas do mundo. O sucesso da urna eletrônica vem se confirmando a cada eleição e coloca o Brasil na vanguarda entre as maiores democracias.

Pela primeira vez, os brasileiros elegeram uma mulher para a Presidência da República. Dilma Roussef nasceu em Belo Horizonte, MInas Gerais, mas começou ocupar cargos de destaque no Rio Grande do Sul. Era a Ministra-Chefe da Casa Civil, quando foi lançada para suceder o Presidente Lula.

Em 18 estados, a escolha dos governadores havia sido feita já no primeiro turno, quando também já foram eleitos os deputados estaduais e federais e os senadores.

Confira, em tempo real, todas as notícias sobre o pleito, diretamente no portal do TSE.

Interlegis colabora com planejamento estratégico da Câmara Legislativa/DF

Palestra oferecida pelo Programa, do especialista em gestão legislativa Alaôr Messias Júnior, da AL de Minas Gerais, em 05/10, abriu a fase de capacitação do Comitê de Planejamento Estratégico Institucional da CLDF.
Interlegis colabora com planejamento estratégico da Câmara Legislativa/DF

Alaôr Messias, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (05.10.10)

Uma das organizadoras do evento, Vanessa Aragão, que faz parte do Comitê, ressaltou que o evento inaugurou a fase de capacitação técnica da equipe responsável pela implementação das ações que devem levar o parlamento distrital a escolher que caminho deve traçar, nos próximos dez anos, para cumprir a sua função constitucional.

Segundo James Carvalho, diretor de Formação e Atendimento do Interlegis, esse tipo de iniciativa ajuda o Programa a levantar subsídios para estimular as demais casas legislativas do Brasil a adotarem medidas modernizantes como a implementação de um planejamento estratégico. Ao apoiar a ação, o órgão cumpre um dos pilares fundamentais da sua parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, ou seja, a modernização de casas legislativas estaduais e municipais.

A palestra

Alaôr Messias Júnior, diretor de Planejamento da ALMG, relatou todo o processo que levou à implantação – ainda em andamento – do programa que foi denominado Direcionamento Estratégico 2010-2020. A visão de futuro é tornar a assembléia mineira “reconhecida como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor, com a missão de exercer a representação e promover a participação da sociedade na elaboração das leis estaduais e na avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais”.

Pela experiência do gestor mineiro, uma condição necessária para o sucesso do começo do processo foi o apoio prévio da Mesa Diretora da casa legislativa, acompanhado de suporte, traduzido em ações efetivas, como a contratação de uma consultoria especializada externa, que, além de conhecimentos atualizados, oferece um olhar de fora, que tende a enriquecer o planejamento.

Outro relevante passo inicial foi o engajamento de todos os setores com criação de um grupo composto de representantes, para fazer a interface com os consultores externos. Esse grupo estabeleceu cronogramas e buscou informações básicas por meio de pesquisas nos próprios arquivos e levantou percepções, expectativas e sugestões entre os parlamentares e os servidores. Para isto, utilizou ferramentas consagradas, como questionários, caixas de sugestões e intranet, além de desenvolver formas inovadoras de apurar as informações que pudessem auxiliar na elaboração do trabalho, como a chamada Carteira de Projetos.


CM de Pouso Alegre dá sinal verde a projeto contra a prática de "bullying" nas escolas

Os vereadores de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, aprovaram, em 5/10, em primeira votação, um projeto de lei que pretende combater esta prática nas escolas públicas e particulares do município.
CM de Pouso Alegre dá sinal verde a projeto contra a prática de "bullying" nas escolas

Laércio Poteiro, vereador de Pouso Alegre, MG

Segundo o autor, vereador Laércio Poteiro, o projeto trata da inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying no projeto pedagógico das instituições de ensino públicas e particulares do município de Pouso Alegre e dá outras providências.

O Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.

 

Confira matéria completa da Câmara Municipal de Pouso Alegre.

ELEIÇÕES 2010 - Mulheres têm melhor aproveitamento que os homens na disputa pelo Senado

35% das candidatas foram eleitas, contra 24% dos candidatos. Apesar disso o número de senadoras é ainda muito pequeno frente à proporção de mulheres no eleitorado.
ELEIÇÕES 2010 - Mulheres têm melhor aproveitamento que os homens na disputa pelo Senado

Fachada do TSE em Brasília

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições de 2010 elegeram mais homens do que mulheres para o Senado Federal. Entretanto, as mulheres obtiveram um melhor aproveitamento na disputa do cargo, uma vez que 35% das candidatas foram eleitas, tendo o sexo masculino alcançado o percentual de 24%.

No Brasil, existem 70.252.943 mulheres aptas a votar, ou seja, 51,8% do eleitorado. Entretanto, mantidas as decisões judiciais, o Senado contará, depois da posse, em fevereiro do ano que vem com apenas 13 senadoras, 13% das 81 cadeiras.

Presidente da CM de Carazinho, RS, discute revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município, no Interlegis

Modernizar a Câmara Municipal, atualizar a legislação e aumentar a transparência dos atos administrativos e da atividade político-parlamentar. Estes foram os motivos que levaram o presidente do legislativo de Carazinho, vereador Gilnei Jarré, a se reunir em Brasília com diretores e técnicos do Interlegis, nos dias 6 e 7 de outubro.
Presidente da CM de Carazinho, RS, discute revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município, no Interlegis

Câmara Municiapl de Carazinho, Rio Grande do Sul

Gilnei Jarré e o assessor jurídico da CM de Carazinho, Leonardo Vedana, foram atendidos pelos diretores Francisco Biondo, de Apoio Técnico e Relações Institucionais, e James Carvalho, de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo. Biondo informou que essa reunião foi importante para iniciar um processo de suporte às câmaras, na revisão de seu regimento interno e das leis orgânicas dos municípios.

Segundo Jarré, a visita foi bastante positiva. Ele reconheceu que o apoio do Interlegis tem sido fundamental para o esforço pela modernização do legislativo da cidade de 60 mil habitantes, no norte do Rio Grande do Sul. A Câmara Municipal de Carazinho já passou pela fase de diagnóstico do Programa.

Durante o encontro, realizado na sede do Interlegis, no Senado Federal, foram feitas revisões do Regimento Interno do legislativo local e da Lei Orgânica Municipal.

Segundo Jarré, a análise junto com os técnicos possibilitou um enxugamento nesses importantes dispositivos legais, facilitando o entendimento e a execução deles pelas autoridades  municipais e a população

Outro ponto enfocado foram as iniciativas já implantadas e em estudo, que visam a aumentar a transparência dos atos administrativos e legislativos. Járré informou que esse esforço visava atender à chamada Lei de Transparência no Legislativo, aprovada em abril deste ano naquela Casa.

Além do novo portal na Internet, que vem facilitando o acompanhamento das ações relativas às despesas (por exemplo, com licitações), os vereadores trabalham para que as sessões sejam transmitidas ao vivo. Toda a documentação oficial está sendo digitalizada e disponibilizada para consulta aberta à comunidade.

Interlegis testa, com sucesso, novo sistema de videoconferência com equipamento digital de última geração

A conexão via internet, em tempo real, provou ser mais veloz. As assembleias legislativas e distritais e o Centro de Formação da Câmara dos Deputados recebeu e aprovou os novos equipamentos. Em breve, o novo sistema será inaugurado num grande evento que interligará todo o país.

Segundo o chefe do Serviço de Infraestrutura Tecnológica da SINTER, José Vilson da Silva, o objetivo foi saber se todos os aparelhos foram instalados de fato e se estavam em perfeito estado de áudio e vídeo. Os participantes demonstraram grande interesse e satisfação com a substituição do maquinário que, agora, conta com conexão via internet, em tempo real, que é mais veloz e conta com dois televisores de alta definição.

Os representantes das assembleias aproveitaram para tirar dúvidas e apresentar sugestões, como por exemplo, a realização de um treinamento para melhor manuseio do equipamento, especialmente do controle remoto. Segundo José Vilson, esse treinamento já está previsto no calendário de cursos, e deve acontecer na última semana de novembro. “Definiremos se será presencial ou on-line”, explica Vilson.

Depois dessa capacitação haverá também, a inauguração oficial dos equipamentos. Alguns aparelhos ainda precisam de pequenos ajustes, mas todos já foram instalados. A empresa responsável pela conexão de internet é a OI.

Foram instalados 30 novos kits em todas as assembleias legislativas e distritais, no Centro de Formação da Câmara dos Deputados e dois pontos na sede do Interlegis, no Senado Federal.

A substituição do equipamento de videoconferência atende a uma das metas propostas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para a segunda fase do Programa.

CM de Salvador acerta parceria com o Interlegis

CM de Salvador acerta parceria com o Interlegis

Alan Sanches, presidente da CM de Salvador, e Alexandre Girão, diretor executivo do Interlegis - 07/10/10

Em 7/10, na sede do Programa, em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Alan Sanches, e o diretor executivo do Interlegis, Alexandre Girão, definiram os termos do acordo.

Sanches veio a Brasília para aderir ao plano de trabalho a ser seguido pela Câmara Municipal de Salvador. Foi feita a leitura do documento que formalizará a parceria, que foi assinado pelo diretor executivo do Interlegis, Alexandre Girão, e enviado para a assinatura do diretor nacional do Programa, senador Heráclito Fortes, Primeiro-Secretário do Senado.

Um dos principais objetivos é a qualificação do servidor, dando a ele suporte e oportunizando o acesso aos equipamentos. Também foram tratadas a integração, capacitação e modernização do Legislativo da Capital baiana.

Segundo Alan Sanches, o plano de trabalho vai ser essencial para o crescimento da Casa. “Nós queremos aproximar mais a Câmara Municipal das casas menores do Estado e, com isso, integrar e crescermos juntos”, concluiu.


ELEIÇÕES 2010 - Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência nas votações

Quem não se regularizar junto à Justiça eleitoral perde uma série de direitos civis, como emissão de passaporte e carteira de identidade, além de participação em concursos públicos.

O eleitor que não pôde votar e nem justificar sua ausência em um dos postos de Justificativa Eleitoral montados nos dias de votação, tem até 60 dias para apresentar seu Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o requerimento deverá ser dirigido ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. O endereço dos cartórios eleitorais pode ser obtido nas páginas dos TREs na internet (www.tre-uf.jus.br, substituindo-se “UF” pela sigla da unidade da Federação onde foi expedido o título). Vale lembrar que a ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente.

Confira matéria completa da Agência de Notícias do TSE.

Interlegis promove Encontros Nacionais do GITEC e de Informática Aplicada ao Legislativo-ENIAL

Desta vez, os dois eventos acontecem simultaneamente, de 24 a 26 de novembro, na sede do Interlegis, em Brasília. Uma excelente oportunidade para técnicos e especialistas trocarem experiências na área de informática voltada às casas legislativas brasileiras.

O III Encontro Nacional do GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) e XIII ENIAL (Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo) acontecerão de 24 a 26 de novembro, no Auditório do Interlegis, no Senado Federal, em Brasília.

Confira a programação completa, no sítio oficial do evento.

Segundo Patrícia Gatti Raulino, do grupo que organiza evento, desta vez o encontro GITEC será realizado juntamente com o ENIAL, pois as datas disponíveis para realização estavam muito próximas e a comunidade votou no sentido de integrar os 2 eventos. O encontro, que contará com palestras e oficinas, será presidido por Angelo Marcondes, da Câmara Municipal de Carneirinho, Minas Gerais.

O GITEC

GITEC é a Comunidade de Prática suportada pelo Programa Interlegis, voltada ao uso de Tecnologia no Legislativo.

Comunidade de Prática (CdP) é uma modalidade de organização de pessoas em rede, que nos últimos dez anos vem se expandindo em todo o mundo, sendo utilizadas como ferramenta de gestão do conhecimento por diversas empresas.

Diferente dos grupos de trabalho e comitês, formados por designação de pessoas e normalmente complementares a uma estrutura hierárquica, as CdPs crescem a partir do relacionamento entre pessoas com um interesse comum, ultrapassando os limites institucionais e possibilitando resultados positivos no aprendizado contínuo e na inovação.

Entre os princípios que regem as Comunidades de Prática estão: a auto-gestão, a comunhão de interesses e objetivos, o voluntariado e a autonomia de seus integrantes.

O Interlegis apoia a formação destas Comunidades desde o seu princípio. São servidores de diversas Casas Legislativas distribuídas por todo o território nacional. Estas pessoas estão interessadas em conhecer as melhores práticas de gestão de uma Casa Legislativa, envolvendo principalmente o emprego Tecnologia de Informação e Comunicação.

As interações de seus membros ocorrem principalmente em sua lista de discussões na Internet, na qual se pode cadastrar enviando um email para gitec-subscribe@listas.interlegis.gov.br . Também pode-se pesquisar o arquivo de mensagens do GITEC no endereço http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/ ou, através do Google,  informando um termo de busca no formulário abaixo. 

O ENIAL

O Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo - ENIAL é o principal evento, no Brasil, dirigido aos servidores do Legislativo, gestores e usuários de informática. O objetivo é oferecer alternativas de aprimoramento contínuo a usuários e profissionais de TI. Proporciona a troca de experiências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos de comunicação e informação para todas as áreas Legislativas: municipal, estadual e federal.

Interlegis faz diagnóstico na CM de São Mateus, ES

Os técnicos Higino Brito Vieira e José Bonifácio de Góis Junior estiveram na cidade capixaba nos dias 6 e 7 de outubro, para identificar em que áreas o apoio do Programa é mais necessário.
Interlegis faz diagnóstico na CM de São Mateus, ES

Higino Vieira em palestra na Câmara Municipal de São Mateus, Espírito Santo

Mais uma cidade do Estado do Espírito Santo passa a contar com o suporte do Interlegis. Desta vez, o Programa estreitou a aproximação com a Câmara Municipal de São Mateus, uma cidadecom 96 mil habitantes (IBGE-2007), fundada em 1764, no litoral norte capixaba, e economia baseada na exploração e produção de petróleo.

Confira a matéria completa de Rosimery Bredoff, do Núcleo de Comunicação da CM de São Mateus, ES.

CM de Rio Claro, SP, busca parceria com Interlegis

CM de Rio Claro, SP, busca parceria com Interlegis

O diretor executivo Alexandre Girão e a presidenta da CM de Rio Claro, Mônica Messetti, Brasília, 14/10

A Dra. Mônica Hussni Messetti, presidenta da Câmara Municipal de Rio Claro, esteve no Intelegis, em 14/10, e manifestou interesse em contar com o apoio do Programa.

A iniciativa da visita à sede do Programa Interlegis em Brasília foi da própria presidenta da Câmara Municipal de Rio Claro . Ela foi recebida pelo diretor executivo do órgão, Alexandre Girão. Os dois discutiram como o Programa poderá ajudar o legislativo rio-clarense no esforço pela modernização e aprimoramento dos seus serviços para o cidadão.

Com 190 mil habitantes, Rio Claro está localizada na região central do Estado de São Paulo. Tem uma economia bastante diversificada baseada na indústria e nos serviços.

.

Interlegis promove o primeiro encontro de diretores-gerais de casas legislativas

Nos dias 21 e 22 deste mês, em Porto Alegre, RS, representantes dos legislativos federais, estaduais e municipais participam do primeiro encontro de gestores de todas as regiões do Brasil. O evento também tem o apoio do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR) e da Assembleia Legislativa gaúcha, que recebe os participantes.
Interlegis promove o primeiro encontro de diretores-gerais de casas legislativas

ALRS sedia o 1º Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas

Segundo Alexandre Girão, diretor executivo do Interlegis e organizador do Encontro, o principal objetivo é favorecer a interação das casas legislativas e a integração entre parlamentares e servidores. Além disso, trata-se de uma excelente oportunidade para que os participantes se tornem parceiros do Interlegis, como pólos multiplicadores.

Na programação, palestras sobre Planejamento estratégico em casas legislativas (Alaôr Messias Marques Júnior), Ciência Política aplicada à gestão de casas legislativas (Marco Aurélio Ruediger), Projeto de Modernização de casas legislativas no âmbito do Programa Interlegis II (Robison Gonçalves), As casas legislativas e a adequação à Lei Complementar nº 131/2009 e seu art. 48-A (Hermes Teixeira da Rosa), Informatização dos processos legislativos e administrativos de casas legislativas com integração de solução de biometria – o caso da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Carlos Mestre Crespo), O uso da tecnologia para a modernização dos serviços legislativos (Sérgio Sampaio Contreras de Almeida).

CM de Birigui, SP, é bem avaliada em diagnóstico do Interlegis

CM de Birigui, SP, é bem avaliada em diagnóstico do Interlegis

Parlamentares e servidores da CM de Birigui, SP, conversam com o técnico do Interlegis, Higino Vieira - 19/10/2010

O técnico do Interlegis Higino Vieira encontrou na Câmara Municipal de Birigui, SP, um ambiente bastante favorável para a implantação de iniciativas dentro do Programa de Modernização Legislativa, uma das linhas de ação do Interlegis 2.

Birigui fica no oeste do Estado de São Paulo e tem 110 mil habitantes.

Confira como está sendo este diagnóstico, na matéria publicada pela Assessoria de Imprensa e Informática da CM de Birigui.

ELEIÇÕES 2010 - Nove Estados terão 2º turno para governador

Além do novo(a) Presidente(a) da República, os eleitores de Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima deverão escolher seu novo Governador no próximo dia 31.

CANDIDATOS

Presidência da República

Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB)

Governos Estaduais

Alagoas – Ronaldo Lessa (PDT) e Teotônio Vilela (PSDB)

Amapá - Camilo Capiberibe (PSB) e Lucas Barreto (PTB)

Distrito Federal – Agnelo Queirós (PT) e Weslian Roriz (PSC)

Goiás – Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB)

Pará – Maria Júlia (PT) e Simão Jatene (PSDB)

Paraíba – José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB)

Piauí – Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB)

Rondônia – Confúcio Moura (PMDB) e João Cahulla (PPS)

Roraima – José Anchieta (PMDB) e Neudo Campos (PP)

Interlegis transmite palestras dentro das comemorações pelo Mês do Servidor

28 de outubro é o Dia do Servidor Público. Para homenageá-lo, o Senado e a Câmara dos Deputados prepararam uma extensa série de atividades durante todo o mês. Entre elas, palestras que serão transmitidas ao vivo por este portal.

Assista AO VIVO, aqui.


Criado como Dia do Funcionário Público dentro do primeiro Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, a data comemorativa foi consolidada pelo Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939 . Era o reconhecimento da importância do serviço público para o desenvolvimento e consolidação da nação brasileira.

Neste mês de outubro, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados promovem a série de eventos chamada Duas Casas, um homenageado: você. A Associação dos Servidores do Senado Federal (ASSEFE) e do Sindicato dos Servidores do Legislativo Federal e TCU (SINDILEGIS) também apoiam a iniciativa.

Três eventos acontecem no auditório Antônio Carlos Magalhães, na sede do Programa, em Brasília.

O portal do Interlegis faz a transmissão ao vivo, por video streaming.

25/10 - 14h30 às 16h

Mudança Organizacional: Estratégia, Inovação, Talento e Você Palestrante: Waldez Luiz Ludwig

26/10 - 10h às 11h30

Planejamento estratégico no Legislativo

Mesa Redonda

  • Cássia Regina O.M.Botelho (Câmara dos Deputados),
  • Leonard Renne Guimarães Lapa (TCU),
  • Ana Lúcia C. R. Novelli (Senado Federal)

 Moderador: Luiz Eduardo da Silva Tostes (Senado Federal)

27/10 -10h às 11h

Os novos desafios do servidor público

Palestrante: Maria do Socorro M. Gomes, Secretária Adjunta da ENAP

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Interlegis assina parceria com a CM de Porto Alegre

Interlegis assina parceria com a CM de Porto Alegre

Assinatura da parceria Interlegis - CM de Porto Alegre - 20.10.2010

Aproveitando a visita à Capital gaúcha para o Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, os diretores do Interlegis e do Legislativo porto-alegrense formalizaram a parceria. 

O convênio vai possibilitar, entre outras coisas, que os servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre usufruam dos cursos oferecidos pelo Programa. Com a adesão ao Programa Interlegis 2, mais uma casa legislativa de uma cidade de grande porte passa a contar com um apoio de qualidade e sem custos adicionais no sentido da modernização dos seus processos administrativos e legislativos.

Os quase 1,5 milhão de habitantes de Porto Alegre contam com o trabalho de 36 vereadores. A cidade tem uma economia bastante diversificada nos setores industrial, comercial, serviços e construção civil. Ostenta renda per capita de mais de R$11mil. O índice de desenvolvimento humano (IDH-PNUD/2000) também é bem elevado, 0,865, sendo o segundo entre as capitais brasileiras.

Confira a matéria da jornalista Ana Madeira, da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas - 21 e 22/10

Confira a cobertura do evento que reune altos gestores das casas legislativas de todas as regiões do Brasil.

18/10/2010 - Nos dias 21 e 22 deste mês, em Porto Alegre, RS, representantes dos legislativos federais, estaduais e municipais participam do primeiro encontro de gestores de todas as regiões do Brasil. O evento também tem o apoio do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR) e da Assembleia Legislativa gaúcha, que recebe os participantes.

21/10/2010 - Ao abrir o Encontro Nacional de Diretores Gerais das Casas Legislativas, no Espaço da Convergência, situado no térreo do Palácio Farroupilha, o deputado Giovani Cherini (PDT), presidente do Parlamento gaúcho, afirmou que “as novas tecnologias de informação, como videoconferência e transmissão de dados, permitem a comunicação e a troca de experiências entre o Poder Legislativo e o povo".

22/10/2010 - Continua nesta sexta-feira (22) no Espaço de Convergência da Assembleia, o Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas. Promovido pelo Interlegis do Senado Federal, com o apoio do Parlamento gaúcho, o encontro, iniciado ontem (21), reúne diretores e superintendentes das Assembleias Legislativas da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão e de Roraima; e diretores de Câmaras Municipais.

22/10/2010 - “Ciência Política aplicada à gestão de Casas Legislativas”, proferida pelo professor da EBAP-FGV, Marco Aurélio Ruediger, foi uma das palestras que aconteceram na tarde desta quinta-feira (21) durante o Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas.

Brasileiros devem eleger 75 representantes para o Parlasul em 2012

 
Em 18/10, os quatro ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Mercosul aprovaram o acordo político que estabelece a composição do corpo legislativo do bloco.

O Chanceler Celso Amorim disse à Agência Senado que as eleições para o Parlasul devem acontecer em 2012.

Confira, também, matéria do portal www.parlamentodelmercosur.org.

Interlegis treina funcionários do Parlasul em Brasília, de 25 a 29/10

Interlegis treina funcionários do Parlasul em Brasília, de 25 a 29/10

Servidores do Parlasul em treinamento no Interlegis - 25.10.10

O analista de sistemas, Cláudio Morale, instrutor, explica que o principal objetivo do curso é apresentar o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) aos servidores do órgão internacional, que congrega parlamentares dos países do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Os quatro treinandos - três brasileiros e uma uruguaia - foram indicados pelo Senador Aloízio Mercadante, Presidente do Parlasul.

Na programação do curso, temas como características do sistema, atualização dos dados de identificação da casa legislativa, elaboração de normas jurídicas, aplicação de exercícios, entre outros.

Cláudio Rodrigues dos Passos, um dos participantes do curso, espera se aprender a metodologia e a experiência do Interlegis para aplicá-las nas atividades do órgão onde trabalha.

 

O Parlasul

 

O Parlamento do Mercosul foi constituído em 6 de Dezembro de 2006, substituindo a Comissão Parlamentar Conjunta. O órgão, por excelência, representa os interesses dos cidadãos dos países do bloco.

Seu estabelecimento significa um aporte à qualidade e ao equilíbrio institucional do Mercosul, criando um espaço comum em que se reflitam o pluralismo e as diversidades da região, e que contribua para a democracia, a participação, a representatividade, a transparência e a legitimidade social no desenvolvimento do processo de integração e de suas normas.

CM de Piraí, RJ, assina com Interlegis adesão e convênio para a modernização

CM de Piraí, RJ, assina com Interlegis adesão e convênio para a modernização

Vista aérea de Pìraí, RJ, que agora conta com o Interlegis - 26/10/10

Câmara Municipal de Piraí, no Rio de Janeiro, passa agora a contar com o apoio formal do Interlegis no esforço pela modernização dos seus serviços à população, tanto no aspecto da produção legislativa, quanto nos seus processos administrativos e de transparência da atividade parlamentar.

O Presidente da Casa, vereador Wilden Vieira da Silva, assinou, na manhã de 26 de outubro, os papéis referentes à adesão ao Interlegis e o convênio para a implantação do Projeto de Modernização Legislativa. O Interlegis estava representado pelo seu Diretor de Formação e Atendimento, James Carvalho.

O PML é uma iniciativa do Interlegis que reúne o que há de mais arrojado em termos de gestão pública, numa série organizada e planejada de ações, cujo objetivo principal é aprimorar o funcionamento das casas legislativas brasileiras.

Mesmo antes da formalização, a CM de Piraí utilizava alguns serviços desenvolvidos pelo Programa. Há cinco anos, já trabalha com o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo). Atualmente, está fazendo a transição do seu sítio na Internet para o Portal Modelo do Interlegis. 

Além disso, tem atuação de destaque no GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia), onde técnicos da área de informática em ambientes legislativos discutem as novidades e compartilham experiências. A Casa é representada no grupo pela responsável pela TI, Adriana Augusto Chaves.

Piraí, RJ

O Município de Piraí, na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense no do Sul Fluminense, tinha em 2009 uma população estimada em 26.114 (IBGE). Segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a cidade tem a melhor saúde e a terceira melhor educação do Estado, estando em 5º lugar entre as mais desenvolvidas cidades fluminenses, com base no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

CM de Divinópolis já faz cronograma para implantação do Projeto de Modernização Legislativa do Interlegis

CM de Divinópolis já faz cronograma para implantação do Projeto de Modernização Legislativa do Interlegis

Reunião de avaliação da parceria Interlegis-CM de Divinópolis, MG - 26/10/10

A CM de Divinópolis, em Minas Gerais, já é uma antiga parceira do Interlegis, utilizando vários instrumentos desenvolvidos pelo Programa nos seus processos legislativo e administrativo.

Divinópolis é a cidade-polo da Região Centro-Oeste Mineira, com economia diversificada e destaques para a indústria de confecções e prestação de serviços. Tem quase 210 mil habitantes (IBGE, 2007).

Confira a matéria sobre a avaliação que o técnico do Interlegis, Higino Vieira, faz nos dias 26 e 27 de outubro naquela casa legislativa.

2.651 matriculam-se nos 16 cursos a distância do Interlegis, pelo portal do Saberes

2.651 matriculam-se nos 16 cursos a distância do Interlegis, pelo portal do Saberes

Sede do Interlegis, em Brasília

As aulas começaram a ser disponibilizadas em 14/10, e ficam no portal do Saberes, até 19/11. A média é de 165 alunos por curso. As matrículas estão encerradas.

Os cursos mais procurados foram Técnicas de Oratória, com 301 inscrições, Licitações e Contratos (283), Noções Básicas de Administração (291), e Novo Acordo Ortográfico (269).

Nas duas primeiras ofertas de 2010, em junho e agosto, 3.572 tele-estudantes completaram os seus estudos.

Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos especialmente para atender parlamentares e servidores das casas legislativas de todo o Brasil, dentro do Projeto de Modernização Legislativa (PML) do Programa Interlegis.

Palestra - "Os novos desafios do servidor público" - 27/10 - 10h

Dentro das comemorações pelo Mês do Servidor, uma iniciativa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Assista, AO VIVO.

Palestra

Os novos desafios do servidor público

Palestrante: Maria do Socorro M. Gomes, Secretária Adjunta da ENAP

Ações do documento