Primeiro “Encontro Legislativo” da história do PR é aberto

Evento de aperfeiçoamento do Interlegis conta com a participação de 20 Câmaras

O primeiro “Encontro Legislativo” do Interlegis organizado na história do Paraná foi aberto na manhã de hoje em solenidade realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico e, logo após a cerimônia, foram iniciados os trabalhos de aperfeiçoamento com as palestras “Interlegis: Presente e Futuro”, do diretor da Secretaria Especial do Interlegis (SINTER) José Alexandre Girão, e “Ética na Administração Pública”, do diretor substituto da Subsecretaria de Planejamento e Controle do Senado, Vicente Rayol.

 

A abertura do evento foi chefiada pelo presidente da Escola do Legislativo de Toledo – organizadora do encontro em parceria com o Interlegis –, Renato Reimann, e contou com a participação de representantes da Prefeitura toledana e da Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná (ACAMOP). Cerca de 150 vereadores, assessores e servidores de 20 casas legislativas estão participando dos trabalhos. Cascavel, Umuarama e Capitão Leônidas Marques são alguns dos municípios representados.

 

“Quando chegamos a ocupar um cargo público é que nós percebemos a importância do Poder Legislativo e a complexidade da legislação. Para desenvolver um bom trabalho, é fundamental os vereadores e servidores estarem atualizados e sempre se aperfeiçoarem para executar da melhor maneira suas funções”, disse o presidente Renato Reimann. “E é para isto que estamos aqui. A Escola do Legislativo de Toledo, a única do estado no nível municipal, quer sempre contribuir no desenvolvimento da atividade legislativa da região”, complementou.

 

Palestras

 

Na primeira palestra, o diretor da SINTER abordou a estrutura, os métodos de atuação e os objetivos do Interlegis. Girão destacou a dinâmica do evento toledano. “O evento está excelente, tanto a estrutura oferecida quanto a participação. O que o Interlegis busca é isto, difundir conhecimento e ser útil, ajudando o Legislativo brasileiro a se modernizar”, comentou.

 

No segundo tema abordado no dia, o diretor Vicente Rayol salientou os princípios éticos que devem ser permeados na administração pública e abordou as dificuldades em se definir uma atitude como eticamente condenável, mas sem perspectiva de represálias legais, ou moralmente inaceitável e passível de punição.

 

As atividades do encontro continuam na tarde de hoje e na manhã da sexta-feira. Há mais quatro temas de grande repercussão na comunidade legislativa a serem abordados durante os dois dias. Questões como a organização e a estruturação das Câmaras Municipais e os instrumentos de planejamento público – PPA, LDO e Lei Orçamentária – ainda serão debatidas .

 

O “Encontro Legislativo é reconhecido nacionalmente por aperfeiçoar e integrar os órgãos parlamentares do país e por apresentar a formatação do Interlegis II, nova fase de desenvolvimento do programa.

adenirsignor
adenirsignor disse:
26/08/2010 21h07

Eu estou participando do encontro da interlegis, no Paraná na cidade de Toledo. As palestras estão com um nivél bem acima do esperado, os participantes deste encontro estão interagindo com os palestrantes. Eu classifico de ótimo o encontro.

Comentários foram desativados.