Servidores da Câmara de Vitória participam de palestra do Interlegis

Os servidores da Câmara Municipal de Vitória/ES participaram da palestra proferida pelo diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento do Interlegis, Robison Gonçalves


Os servidores da Câmara Municipal de Vitória/Es participaram nesta terça-feira, (13), de palestra com a equipe técnica do Programa Interlegis.  O evento abriu a programação da equipe na CMV, que se estende até dia 15 de julho. O Interlegis é considerado o maior programa brasileiro de modernização e integração do Poder Legislativo.

O diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento do Interlegis, Robison Gonçalves de Castro, ressaltou a importância da parceria com a Câmara de Vitória.  “Queremos que a CMV seja um pólo, uma multiplicadora para as outras Câmaras do Estado”, afirmou ele.

Ele explicou que o programa foi desenvolvido há cinco anos pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

“A integração e modernização do Legislativo será atingida com ações continuadas de: capacitação, tecnologia, comunicação e informação feitas sob medida para cada Casa participante do programa”, descreveu Castro.

“O Interlegis possibilita o intercâmbio entre as diversas câmaras municipais. Os problemas são semelhantes e muitas vezes outras câmaras têm boas soluções. Então este contato possibilita que um aproveite a solução do outro ao invés de ficar reinventando a roda”, falou o diretor.

Para cada Casa que participa do Programa, a equipe técnica fará um diagnóstico, um plano de ações a serem executadas, a assinatura de um convênio, execução do projeto, avaliação e certificação. “Vamos divulgar no nosso portal em que grau de andamento as Câmaras estão”, esclareceu Robison.

Para o diretor geral da CMV, Renato Barbosa, a parceria com o Interlegis, dentre outras coisas, possibilita o acesso gratuito à tecnologia. “O Interlegis vai fornecer uma tecnologia muito demandada na CMV, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que vai ajudar a modernizar a Casa. Se caminharmos no horizonte do intercâmbio, muito em breve o programa SAPL será implantado aqui”, falou Renato.

Interlegis - Depois de modernizar e integrar o Poder Legislativo com a capacitação, equipamentos e programas de informática, o Interlegis entra agora numa nova etapa. Ele vai investir em ações diretas que valorizem os recursos humanos e criem condições para que as casas desempenhem com eficiência e transparência as suas atividades administrativas.

Nessa nova fase o Programa foi organizado em 04 componentes: Consolidação da Rede Nacional Interlegis, Modernização das Casas Legislativas, Fortalecimento Institucional do Interlegis e Fortalecimento da Rede de Parlamentares e Cooperação Técnica.

Com destaque para a Modernização (composto de dois subcomponentes - Modernização de Casas Legislativas Estaduais e Municipais e Modernização do Congresso Nacional), este componente tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e gerenciais nas casas legislativas, além de implantar o modelo de modernização do legislativo municipal, que tem por base quatro segmentos integrados: tecnologia (nas áreas de informação, gestão e legislativa); capacitação de parlamentares e funcionários das casas legislativas; informação e comunicação.

A implementação da Modernização das Casas Legislativas seguirá o seguinte planejamento:

1.     Reunião com as Casas Legislativas;

2.     Elaboração do diagnóstico;

3.     Montagem do Plano Diretor de Modernização;

4.     Elaboração do projeto Executivo

5.     Implantação da infra-estrutura tecnológica e legislativa;

6.     Implantação de marcos jurídicos, comunicação e capacitação;

7.     Implantação de mecanismos de integração legislativa;

8.     Certificação das Casas Legislativas nos níveis de maturidade e,

9.     Acompanhamento e medição de resultados.

                           

Programação

Confira a programação das atividades que o Interlegis desenvolve esta semana na CMV para a fase de diagnóstico das Casas Legislativas.

Dia 13 de Julho (3ª feira) –   14h às 18h: Diagnóstico

                                               Equipe do INTERLEGIS do Senado Federal

                                               Direção Geral da CMV - ES

 

Dia 14 de julho (4ª feira) – 09h às 12h: Diagnóstico

                                              Equipe do INTERLEGIS do Senado Federal

                                              Servidores da CMV – ES

                                              14h às 16h: Reunião com a Mesa Diretora da CMV - ES

                                               Mesa Diretora CMV

                                               Diretor Geral da CMV

                                               Equipe do INTERLEGIS do Senado Federal

                                               Coordenador Legislativo INTERLEGIS da ALES

                                               16h às 18h: Diagnóstico

                                               Equipe do INTERLEGIS do Senado Federal

                                               Servidores da CMV – ES

 

Dia 15 de julho (5ª feira) – 09h às 12h: Diagnóstico

                                              Equipe do INTERLEGIS do Senado Federal

                                              Servidores da CMV – ES

                                              14h às 18h: Diagnóstico (Conclusão dos Trabalhos)

                                              Equipe do INTERLEGIS do Senado Federal

                                              Servidores da CMV – ES