Interlegis presente nos estados brasileiros para levar o Projeto de Modernização do Legislativo, PML

Equipes do Interlegis realizam trabalho de diagnóstico visando a modernização do legislativo municipal


No primeiro semestre desse ano, equipes de trabalho do Programa Interlegis II estiveram presentes em municípios goianos, gaúchos, baianos, e ainda, no estado do Espírito Santo e do Amazonas para realizar diagnóstico nas Câmaras Municipais.

No diagnóstico são analisadas diversas atividades da casa legislativa, se ela possui ou não implantadas políticas e suporte técnico adequados na área de tecnologia, se tem website; como anda a redação de proposições, pronunciamentos, elaboração de documentos e tudo acerca do processo legislativo; bem como, aspectos da administração, infraestrutura física, financeira, de comunicação e de pessoal da casa. Na ocasião, os técnicos do Interlegis apresentam aos servidores e vereadores os objetivos e produtos do Programa e formalizam a assinatura do Termo de adesão entre o Interlegis II e a câmara municipal.

O especialista em informática do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais do Interlegis, Higino Vieira, esteve recentemente em Senhor do Bonfim (BA), e disse que “os representantes da câmara demonstraram bastante interesse pelos produtos do Interlegis e contribuíram com o trabalho de nossa equipe”, comemorou. Naquele município o Interlegis foi recebido pela mídia local e deu entrevista em uma rádio e num programa de TV.

O PML visa à integração e modernização da atividade legislativa, a partir da criação de mecanismos e oportunidades através de ações de capacitação, tecnologia, comunicação e informação. Pretende abranger 700 câmaras municipais brasileiras selecionadas por critérios definidos no contrato entre o Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O Interlegis também passa por melhorias. Nesta semana, uma lista de discussão foi criada para que os integrantes das equipes que realizam o diagnóstico fiquem por dentro de tudo o que acontece nas câmaras visitadas, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento do trabalho executado.

Municípios a ser visitados entre 21 e 30 de junho:

Bahia: Luís Eduardo Magalhães, Catu, Seabra e Paulo Afonso

Rio Grande do Sul: Alegrete

Espírito Santo: Barra de São Francisco