Escolas de Legislativos brasileiros se reúnem em Belo Horizonte

15° Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), acontece de 26 a 28 de maio, em Belo Horizonte

Escolas de Legislativos Brasileiros se reúnem em Belo Horizonte

A palestra sobre "Profissionalização política e institucionalização dos legislativos brasileiros", ministrada pela professora Magna Inácio, diretora do Centro de Estudos Legislativos (CEL/DCP) da Universidade Federal de Minas Gerais, abriu a programação do 15° Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que acontece de 26 a 28 de maio, no Auditório da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O evento ocorre paralelamente à programação da XIV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais que reunirá, em Belo Horizonte, no mesmo período, além de deputados das 26 assembleias legislativas brasileiras e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, servidores dos legislativos, representados em 12 entidades de diferentes segmentos de atuação dos profissionais ligados aos legislativos estaduais.

A palestra de abertura do 15º Encontro da ABEL foi na quarta-feira (26), a programação prossegue na sexta-feira, às 9 horas, no espaço Alta Vila, com a palestra "Informação, aprendizagem e inovação no Poder Legislativo", ministrada pelo coordenador de pós-graduação da Escola do Legislativo da ALMG, Guilherme Wagner Ribeiro. Ainda pela manhã, o professor Márcio Kelles, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, fará uma exposição sobre o tema "Educação para a qualidade fiscal". À tarde, os associados da ABEL participam de reuniões para discussão de temas internos.

Governança corporativa nas organizações públicas é tema de palestra

Termina na quinta-feira, dia 27 de maio, o prazo para inscrição na palestra "Governança Corporativa nas Organizações Públicas", integrante do calendário de atividades do Programa de Atualização em Poder Legislativo e Administração Pública. A palestra será no dia 31 de maio, de 9 às 12 horas, no auditório da Escola do Legislativo. As inscrições poderão ser efetuadas por meio dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet.

A professora Patrícia Bernardes, vice-reitora da PUC Minas, fará uma apresentação abordando o conceito e os princípios da governança corporativa e as suas boas práticas já incorporadas aos modelos de gestão das empresas privadas, da administração pública e do terceiro setor. Economista e doutora em Administração pela UFMG, a professora fará também uma síntese da trajetória desse conceito nos estudos da Administração, incorporando noções sobre confiança e reputação, que também estão ligados à governança corporativa na gestão de empresas e de instituições públicas.

Professor da ELE faz palestra para jovens em Ipatinga

A Câmara Municipal de Ipatinga realiza na sexta-feira, dia 28 de maio, a partir das 14 horas, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Vereador Mirim. Durante a solenidade, o professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira, fará uma palestra, destinada aos jovens participantes desse projeto, sobre o tema “O que o jovem tem a ver com a política?".

 

Pensando em Minas debate a formação de coalizões políticas no Brasil

Os fatores que influenciam o processo de construção e consolidação de coalizões políticas no Brasil, no período posterior à promulgação da Constituição Federal de 1988, é o tema central da próxima edição do Pensando em Minas, a ser realizada no dia 9 de junho, a partir das 19 horas no Teatro da Assembleia. O expositor convidado é o diretor de Processo Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Sabino José Fortes Fleury, que concluiu, recentemente, o seu doutorado em Ciência Política pela UFMG, defendendo a tese "Redes de Proteção: incentivos, escolhas e comportamentos na política brasileira".

Na sua pesquisa, Sabino Fleury analisa o papel desempenhado pelo conjunto de recursos - financeiros, orçamentários e de pessoal - existentes na estrutura administrativa do governo federal sobre as escolhas efetuadas pelos atores políticos na construção ou consolidação das coalizões políticas no Brasil. Esses recursos constituem um conjunto de incentivos que permitem aos atores políticos avaliar e priorizar suas escolhas, contribuindo, dessa forma, para a inteligibilidade do jogo político no Brasil.

Para debater o tema, foi convidada a professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e da PUC Minas, Maria de Fátima Junho Anastasia. O Pensando em Minas será coordenado por Guilherme Wagner Ribeiro, responsável pela pós-graduação da Escola do Legislativo da ALMG. O programa é gravado pela TV Assembleia para posterior exibição na sua programação.

As inscrições para essa edição do "Pensando em Minas - Redes de Proteção: incentivos, escolhas e comportamentos na política brasileira" já estão abertas e poderão ser efetuadas até o próximo dia 7 de junho. Os servidores da ALMG deverão utilizar os formulários eletrônicos de inscrição disponíveis na intranet. Os participantes externos poderão enviar a solicitação de inscrição para o e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando o título da atividade, nome do participante e telefone para contato.

 

Por ASCOM da  Escola do Legislaivo da ALMG

Para mais informações, envie uma mensagem para escola@almg.gov.br ou ligue para (31)3348-5400
Para assinar o Boletim da Escola do Legislativo clique aqui