Câmara de Birigui lança seu site usando portal modelo

A Câmara Municipal de Birigui lançou o seu endereço na internet usando o portal modelo, um dos produtos mais procurados pelas casas legislativas

A Câmara de Birigüi colocou no ar oficialmente seu novo site, que permanece com o mesmo endereço eletrônico (www.camarabirigui.sp.gov.br), porém com um novo layout, oferecendo diversas melhorias e recursos. Em solenidade realizada na última sexta-feira, dia 9 de abril, na ACIB, o presidente do Legislativo, vereador Wlademir Antônio Zavanella, fez o lançamento oficial do site, que estava no ar em caráter experimental desde 25 de março.


Após a abertura oficial feita por Zavanella, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara de Birigüi fez a apresentação do novo site. Foi a TI da Câmara que realizou todo o processo, que recebeu supervisão do Interlegis, orgão do Senado Federal dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento das casas legislativas brasileiras.


“O site foi baseado no Portal Modelo, desenvolvido e fornecido gratuitamente pelo Interlegis. O novo portal da Câmara é inteiramente baseado em software livre e conta com dezenas de recursos que buscam simplificar e agilizar a navegação, pesquisa de leis, publicação de notícias, entre outras facilidades”, falou Evandro Zampieri, integrante da equipe da TI da Câmara de Birigüi.


O novo site trabalha integrado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), também desenvolvido e disponibilizado pelo Interlegis. O SAPL automatiza o fluxo e tramitação de todo o processo legislativo.


“Uma das maiores virtudes do novo portal é a total transparência de todos os processos internos da Câmara. Entrarão no ar vários recursos ligados à transparência legislativa, administrativa e financeira da Casa de Leis. Outros recursos voltados para a cidadania e informação também entrarão no ar”, destacou Iber Vasconcelos Júnior, profissional que também faz parte da TI da Câmara.


Além de Zampieri e Vasconcelos, o lançamento oficial contou com a presença do consultor em produtos Interlegis, Luciano De Fázio, que supervisionou todo o trabalho desenvolvido.
A preparação da Câmara de Birigüi para essa nova fase já dura cerca de um ano. Durante esse período a Casa renovou e padronizou seu parque de informática e investiu pesadamente em equipamentos e capacitação de sua área técnica, afim de que as mudanças e, principalmente, os resultados desejados, fossem viabilizados.


“A população conta agora com uma Câmara tecnologicamente moderna e, principalmente, prestando serviços com a agilidade e a transparência que o cidadão merece. Alguns pequenos acertos ainda estão sendo feitos pela equipe da TI, mas dentro de um curto período concluiremos o projeto”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Zavanella.


Participaram do lançamento do novo portal os vereadores João Marin, Pedro Barbosa de Souza (Ois Menino), José Fermino Grosso, Paulo Bearari, Valdecir Martins (Sexta) e Euclides Vieira. O vereador Elias Antônio Neto, o Dr. Elias, foi representado por sua assessora, Aline Antônio. Também estiveram presentes todos os funcionários da Câmara de Birigüi. O Executivo foi representado pelo secretário municipal de Administração, Waldemar Sanchez (Nenê). (TL)