Mais segurança e modernidade na hora de votar.

Tribunal Superior Eleitoral, TSE, realizará o recadastramento biométrico em 51 municípios visando a utilização de nova tecnologia de identificação do eleitor já para as eleições deste ano


Com a aproximação das eleições gerais de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará até março o recadastramento biométrico de mais de um milhão de eleitores de 51 municípios espalhados por todo o Brasil.

Nas eleições de 2008, a tecnologia foi testada em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o voto biométrico seja estendido para todo o eleitorado até 2016.

O recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de 51 municípios brasileiros. Quem não se recadastrar terá o título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis. Além de não poder votar nas próximas eleições, não tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Cada cidade terá um período de recadastramento, devendo o eleitor estar atento à convocação da Justiça Eleitoral no seu município.

A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris e a retina dos olhos, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão. Com o novo sistema de identificação, feito por meio de impressão digital e foto do eleitor, a Justiça Federal pretende acabar com a fraude de uma pessoa votar no lugar da outra.

Os eleitores devem apresentar o título original, documento de identificação com foto e cópia do comprovante de endereço. Os municípios selecionados estão listados no site do TSE. As demais cidades continuarão com o procedimento já adotado.