Você conhece o Plenarinho?

O Plenarinho é um portal da Câmara dos Deputados voltado exclusivamente para as crianças e adolescentes, entre e conheça mais

Conheça o Plenarinho clicando aqui

O Plenarinho nasceu da iniciativa de funcionários da Câmara dos Deputados, que foi a vencedora do concurso “Câmara em Idéias” de 2002. Para desenvolver o projeto foi formado um grupo composto por servidores de várias áreas. Estabelecidas as primeiras diretrizes e a missão do projeto, um grupo técnico desenvolveu o sítio. Em agosto de 2004, o Plenarinho foi lançado simultaneamente em 26 escolas públicas do País.

Em setembro de 2006, o sítio foi transformado em portal, fruto da reformulação dos conteúdos apresentados, formas de navegação, linguagem textual e visual e ferramentas de interação com as crianças.

Plenarinho para professores

O professor é o principal aliado da Câmara dos Deputados para levar o sítio infantil, e consequentemente o Poder Legislativo, para dentro da escola. A coordenação do Plenarinho pressupõe a atuação do professor como multiplicador na escola e, principalmente, como esclarecedor e enriquecedor dos assuntos tratados no sítio.

Plenarinho para Professores é um programa a distância veiculado pela Internet por meio do portal www.plenarinho.gov.br que contém textos, oficinas e atividades didáticas direcionadas ao professor do Ensino Fundamental, com conteúdo básico que contempla:
Educação no século XXI; Organização do Estado Republicano, Democrático e Representativo: os três Poderes e suas atribuições; Poder Legislativo: o papel da Câmara dos Deputados; Processo Legislativo: aprovação de um projeto de lei.

Objetivos

  • Proporcionar um instrumento de comunicação dinâmico para que crianças de todas as regiões do País possam conhecer o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo brasileiro.
  • Trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais e incentivar a formação de valores sociais e humanos.
  • Divulgar noções básicas do processo legislativo para a formação da consciência sobre a importância do Poder Legislativo na consolidação democrática e  crescimento do País.
  • Estimular a formação de consciência política nas novas gerações para a formação de futuros líderes.
  • Oferecer às crianças uma fonte permanente e dinâmica de informações sobre o Legislativo.
  • Aproximar o público infantil do exercício da atividade política