Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo

Conheça o Programa Intercâmaras, da Assembléia Legislativa de Goiás, que pretende estabelecer parcerias e intercâmbios com todas as Câmaras Municipais do Estado de Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás, através da Escola do Legislativo, criou recentemente o Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras), que pretende estabelecer parcerias e intercâmbios com todas as câmaras municipais do Estado de Goiás. Segundo o presidente daquela casa legislativa, Helder Valin, a iniciativa visa fortalecer os legislativos, tanto municipais como o estadual, ao mesmo tempo em que pretende interiorizar as ações e atividades da assembléia do estado.

O Programa Intercâmaras é uma iniciativa da assembléia goiana com o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados. Essa parceria com o Senado Federal foi possível graças à parceria com o Programa Interlegis, que possui, entre outras atribuições, de auxiliar os legisladores de todo o País no aprimoramento no desempenho de sua atividade de parlamentar.
Desta forma, o Intercâmaras pretende estabelecer a troca de conhecimento entre os legislativos do estado e dos municípios e o Senado Federal. “O objetivo é fortalecer os legislativos, tanto municipais como o estadual, ao mesmo tempo em que interioriza as ações e atividades da Casa no estado”, afirma o presidente Helder Valin.
 
Também fazem parte dos projetos do Intercâmaras a integração entre os parlamentares estaduais, vereadores e outras lideranças locais por meio de projetos educativos, técnicos e científicos, que incluem seminários, palestras, cursos e debates. A realização desses eventos busca o desenvolvimento institucional dos poderes legislativos, estadual e municipal, e o aperfeiçoamento técnico de vereadores, assessores e demais interessados.
 
Outro projeto do Intercâmaras é a disponibilização de um portal onde as câmaras dos municípios goianos poderão hospedar suas páginas gratuitamente. Os legislativos municipais também vão contar com o apoio técnico gratuito da assembléia para a confecção de seus sites.


 “Por meio do Intercâmaras, melhor qualificados, e com o suporte técnico necessário, vereadores poderão realizar trabalho ainda melhor, que deve se reverter em mais qualidade de vida para a população”, concluiu Valin