Instituto Pró-Livro patrocina 17ª edição do Congresso de Leitura do Brasil

O evento reunirá diferentes profissionais brasileiros e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura e será um espaço de reflexão e socialização de experiências, de produção e divulgação de pesquisas e projetos educativos

O Instituto Pró-Livro cuja missão é fomentar a leitura no país, será um dos patrocinadores da 17ª edição do Congresso de Leitura do Brasil (Cole), organizado pela Associação de Leitura do Brasil e que acontece de 20 a 24 de julho na Unicamp, em Campinas. O evento reunirá diferentes profissionais brasileiros e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura e será um espaço de reflexão e socialização de experiências, de produção e divulgação de pesquisas e projetos educativos, de aprofundamento e entendimento das práticas culturais, de atuação e incentivo a políticas públicas.

 

Para o Instituto, estar envolvido nas boas iniciativas que venham de encontro com sua missão é uma forma de unir forças em torno de uma causa maior e que beneficiará os brasileiros e seu futuro.

 

Sônia Jardim, a nova presidente do Instituto Pró-Livro, fará a abertura oficial do evento no dia 20 e, o consultor Galeno Amorim, a convite do IPL, apresentará detalhes da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Pró-Livro ao Ibope Inteligência e divulgada em 2008.

 

O Instituto Pró-Livro começou a funcionar efetivamente em 2007. Em pouco mais de dois anos de atuação, deu passos largos no sentido de transformar o Brasil num país de leitores. Com o apoio das entidades fundadoras, que representam o setor livreiro – Abrelivros, CBL e SNEL, o IPL traçou um plano de ação orientado por sua principal estratégia que é a de contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de fomento à leitura. Para os primeiros anos de atuação, o Instituto se propôs a desenvolver ou apoiar projetos seguindo eixos estratégicos que orientam suas ações.

 

Começou em grande estilo, com a realização da segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que forneceu informações fundamentais para a reflexão, gerou inúmeros debates entre especialistas, tendo sido apresentada ou citada nos principais eventos promovidos pelos órgãos da educação e cultura que ocorreram em 2008.

 

Essa pesquisa gerou desdobramentos como o Seminário Retratos da Leitura onde foram apresentados os seus resultados e a Biblioteca Pró-Livro, um projeto concebido pelo IPL na 20ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, em agosto de 2008. 

 

Em abril deste ano, o IPL ainda instalou uma contação de história acessível, durante a Reatech e, patrocinou em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, livros em braile e a versão falada de Reinações de Narizinho. O Instituto está incansável em sua luta pelo fomento à leitura. Para conhecer mais sobre os projetos próprios ou os patrocínios e apoios, basta entrar no site:  www.prolivro.org.br.