Ciclo de debates "O Poder Legislativo no Mundo Contemporâneo

Gilmar Mendes participa de ciclo de debates sobre o Poder Legislativo no mundo contemporâneo. Para assistir clique no link dentro da matéria

Está sendo transmitido por videostreaming, clique aqui


O Ciclo de Debates sobre o Poder Legislativo no Mundo Contemporâneo prossegue nesta terça-feira (25) e na quarta-feira (26), com atividades no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, na sede do Interlegis. Entre os convidados de quarta-feira, está o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O ciclo foi aberto na última terça-feira (18), com palestra do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Na terça-feira, as discussões começam às 9h30, com a participação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e dos cientistas políticos Fábio Wanderley Reis, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Lúcio Rennó, professor da Universidade de Brasília (UnB). Os temas do debate serão o papel do Poder Legislativo nas democracias contemporâneas, a crise de representatividade, a pluralidade de instâncias normativas e o presidencialismo de coalizão no Brasil.

Ainda na terça, a partir das 14h30, o debate será entre o senador Delcídio Amaral (PT-MS), o economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais (CPS), vinculado ao Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, e o cientista político Fernando Limongi, professor da Universidade de São Paulo (USP) e Luciano dos Santos Danni, mestre em Economia e secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União (TCU). Os temas serão o Legislativo e o processo orçamentário e avaliação de políticas públicas.

Na quarta-feira, a partir das 9h, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) discute a atuação legislativa do Poder Judiciário e a judicialização da política com a doutora em Direito Teresa Arruda Alvim Wambier, professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, e com Cláudio Pereira Souza Neto, doutor em Direito e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Logo em seguida, a partir das 11h da quarta-feira, o debate será entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o presidente do STF, Gilmar Mendes, que vão tratar do ativismo judicial e da judicialização da política.

O último debate da semana começa às 14h30 de quarta-feira e será entre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), o chefe da consultoria legislativa da Câmara dos Deputados, Ricardo Rodrigues, e Fabiano Santos, doutor em ciência política e professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.