Recorde de inscrições para os cursos a distância do Interlegis

Com mais de seis mil em 12 dias de inscrições abertas, os cursos a distância Interlegis são um sucesso. Quem desejar poderá se inscrever até o dia 14 de setembro, sempre pelo endereço http://saberes.interlegis.gov.br

Para acessar o Saberes, clique aqui


O Programa Interlegis  oferece neste semestre 14 cursos a distância e totalmente gratuitos para capacitação de profissionais em áreas diversas. Todos os cursos têm o objetivo de facilitar o processo de integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro em suas instâncias federal, estadual e municipal. Essa formação, que começou há dez anos, quando o Interlegis foi criado, já alcançou cerca de 100 mil alunos, de acordo com o coordenador do Serviço de Capacitação da instituição, Maurício Silva.

- Somente no semestre passado foram nove mil inscritos e, destes, cinco mil concluíram os cursos, que são oferecidos duas vezes ao ano - explicou Maurício Silva.

Neste semestre, os cursos, que têm duração de dois meses - de 9 de setembro a dia 8 de novembro - tiveram, já na primeira semana de inscrição, 3.500 alunos matriculados pela Internet.


- E uma das metas para atingir esse objetivo são nossos cursos de educação a distância, que têm alunos até no exterior - explica.

Maurício Silva afirma ainda que a procura pelos cursos é muito grande, inclusive por instituições de outros Poderes, como tribunais e Ministério Público, que têm utilizado bastante os cursos do Interlegis para treinar seus funcionários. Há ainda, segundo o coordenador do Serviço de Capacitação do Interlegis, profissionais da iniciativa privada, donas-de-casa, estudantes e "concurseiros" de áreas diversas, que procuram os cursos da instituição.

- Nosso foco é o Legislativo, mas não podemos fechar as portas para esse público diversificado que nos procura, que chega a representar 60% de todas as matrículas - destaca Maurício Silva.

Cursos

Neste semestre estão sendo oferecidos cursos de Busca da Qualidade; Licitações e Contratos; Pregão Eletrônico; Fundamentos de Ensino a distância - EAD; Instituições de Controle Orçamentário; Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal; Introdução ao Orçamento Público; Lei de Responsabilidade Fiscal - avançado; LRF - O Planejamento da Receita e da Despesa; Orçamento Público; Prática de Orçamento Público; Noções Básicas de Administração; Técnicas de Oratória; e Processo Legislativo Municipal.

Na página Saberes Interlegis os interessados encontram informações sobre os 14 cursos disponíveis e outros dados para matrícula, por exemplo. Há cursos organizados em parceria com outras instituições - na página principal, o aluno localiza um curso montado em parceria com a Assembléia Legislativa do Maranhão e outro com a Assembléia Legislativa de Rondônia. Segundo Maurício, esse procedimento foi adotado para que tanto o Interlegis pudesse oferecer cursos fechados para instituições, desde que solicitado, como também ficasse aberto a receber e conseqüentemente ministrar, em nível nacional, cursos de outros órgãos.

Depois de feita a inscrição, o matriculado passa a ter acesso ao curso a distância, que poderá ser acessado conforme a sua disponibilidade de tempo. Para não ser desligado do curso, o aluno precisa cumprir algumas exigências, conforme explica Maurício Silva: participar dos fóruns de discussão de sua matéria e não ficar mais de 15 dias sem acessar a página.

O sucesso dos cursos é tão grande, que vários órgãos já estão fazendo parcerias com o Interlegis, a exemplo do Ministério Público e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região. Nesta terça-feira (19), Maurício Silva recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Montes Claros (MG), Coriolando Ribeiro Afonso, também interessado em firmar uma parceria com o Interlegis. Segundo ele, a grade do curso já está montada e será oferecida a 100 câmaras municipais em todo o estado, atingindo cerca de 1,5 milhões de pessoas, entre elas mil vereadores.

- Para a nossa região, essa parceria significa a possibilidade de uma maior qualificação profissional, além da formação de uma consciência de cidadania e de um resgate da democracia, afetada pelo enfraquecimento do Poder Legislativo - explicou o vereador.

rociobarreto
rociobarreto disse:
26/08/2008 14h19

Esse recorde, só vem reafirmar a excelência dos cursos do INTERLEGIS/SENADO.

Comentários foram desativados.