Interlegis é homenageado em congresso de servidores de câmaras municipais

O Programa Interlegis foi homenageado como destaque de 2008 durante XXIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais, que aconteceu em Gramado/RS

O Programa Interlegis foi homenageado durante o XXIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais que aconteceu, em Gramado/RS, de 22 a 25 de julho, promovido pela Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam.

Durante a solenidade de abertura foi entregue uma placa de Destaque de 2008 ao diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Programa, James Carvalho, representando o diretor executivo Márcio Sampaio.

Tecnologia da Informação foi um dos temas das palestras e foi abordado pelo assessor do programa Interlegis, Armando Nascimento que destacou o impacto que a TI tem gerado no trabalho legislativo.

Segundo Armando, muitos estudiosos consideram hoje que a tecnologia da informação é fundamental como fator de pressão sobre o parlamento, visto que várias casas legislativas  já disponibilizam ao cidadão acesso às suas atividades.

Sobre o Interlegis, Armando  disse que é uma iniciativa baseada em tecnologia da informação, “mas não não é só a TI que encara o legislativo como ambiente sócio-técnico, quer dizer não adianta colocar um programa e não treinar as pessoas para usarem, por isso a Interlegis é também capacitação. Modernização não considera só os fatores tecnológicos, tem a competência interna para que se obtenha bons resultados”, concluiu.

Na oficina montada pelo Interlegis vários representantes de câmaras municipais foram buscar mais informações sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e sobre o Portal Modelo.

Para o presidente da Abrascam, Relindo Schlegel, o evento possibilitou uma grande integração entre vereadores e servidores, como também um momento de reflexão quanto à cidadania, o papel do cidadão dentro do legislativo.

Quanto à presença do Interlegis, Schlegel reafirmou a importância de se apresentar as ferramentas que o programa oferece, principalmente àquelas casas que ainda não tinham conhecimento do que é o Interlegis e o seu papel em colaborar com as melhoria do trabalho tanto de vereadores quanto dos servidores das casas legislativas.