Assembléia Legislativa do Ceará sedia curso de jornalismo legislativo

O Programa Interlegis, em parceria com a assembléia, promove curso a distância, ministrado por Luiz Carlos Santana de Freitas, jornalista do Senado Federal
Assembléia Legislativa do Ceará sedia curso de jornalismo legislativo

Luiz Carlos de Freitas

O Programa Interlegis, em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, está realizando curso a distância de jornalismo legislativo. O curso têm como especialista o jornalista do Senado Federal, Luiz Carlos Santana de Freitas.

Segundo o jornalista, a idéia do curso surgiu a partir de uma pesquisa para o mestrado da Universidade de Brasília (UnB), quando detectou que, apesar de apresentar características do jornalismo convencional, os profissionais da mídia legislativa precisavam se adequar às rotinas da redação dos processos legislativo.

"Algumas características da atividade político-parlamentar, como o pluralismo ideológico e o tratamento equilibrado dos temas, exigem uma postura mais objetiva e menos interpretativa por parte do jornalista. Devido a essas observações conclui que o jornalismo legislativo se tratava de uma nova modalidade de atuação profissional do jornalista", explicou.

O especialista alerta que jornalismo legislativo e jornalismo público não são a mesma coisa. O jornalismo legislativo é uma conseqüência da implantação dos veículos de comunicação de massa nas casas legislativas. A partir de práticas e especialidades da cobertura desenvolveu-se novas rotinas, principalmente em relação a abordagem e crítica de noticiabilidade.


Saiba aqui como solicitar a realização de cursos do Programa Interlegis.