SEMINÁRIO PRETENDE APROXIMAR O PARLAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Acontece nesta segunda e terça-feira, (28 e 29) o o seminário "A Universidade e o Parlamento, na Escola do Legislativo da Assembléia Catarinense.

Com objetivo de aproximar o Parlamento das instituições de Ensino Superior a Assembléia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, realiza nesta segunda e terça-feira o seminário "A Universidade e o Parlamento:
Provocando Novas Idéias”.  A iniciativa também pretende proporcionar momentos de reflexão e ampliação do conhecimento sobre as funções e atribuições do Parlamento, sobre a política e as políticas públicas e a participação da sociedade na democracia.

Destinado aos estudantes universitários, professores e demais interessados, o seminário abordará assuntos relevantes e atuais. “A História Política do Brasil”, será o tema do professor Dr. Antônio José Barbosa, da Universidade de Brasília; a “Democracia Representativa” vai ser o assunto do deputado estadual Sebastião Helvécio (MG), bacharel em Direito e Doutor em Planejamento e Políticas Públicas pela UERJ; Cristiano Ferri Soares de Faria, servidor da Câmara Federal com formação em Direito e doutorando em Ciências Políticas e Sociologia pelo IUPERJ falará sobre “O Papel do Poder Legislativo no Sistema de Políticas Públicas”. “Democracia e Participação: Um Desafio de Cidadania” é tema do professor da FURB e doutor em Filosofia, Celso Kraemer e para abordar o assunto “Ética e Cidadania: Construindo Valores” foi convidado o mestre em Administração de Sistemas Educacionais, professor da UNB, Genuíno Bordignon.
 
O evento acontece no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa.

PROGRAMAÇÃO
DIA 28/04/2008 - Segunda – feira
18h00 : Credenciamento
18h30 : Solenidade de Abertura
19h00 : Conferência “A História Política do Brasil”
Palestrante: Prof. Dr. Antônio José Barbosa -Professor da UNB - Doutor em História pela UNB

DIA 29/04/08 - Terça – feira
8h30 – Palestra “Democracia Representativa e os Instrumentos de Participação Direta do Povo”
Palestrante: Deputado Estadual Sebastião Helvécio (MG) - Bacharel em Direito e Doutor em Planejamento e Políticas Públicas pela UERJ 9h30 : Debate
10h15 : Café
10h30 : Palestra “O Papel do Poder Legislativo no Sistema de Políticas Públicas”

Palestrante: Cristiano Ferri Soares de Faria Servidor da Câmara Federal Formação em Direito - Doutorando em Ciências Políticas e Sociologia pelo IUPERJ 11h30 : Debate
12h15 : Intervalo para almoço
14h00 : Palestra “Democracia e Participação: Um Desafio de Cidadania”
Palestrante: Prof. Dr. Celso Kraemer - Professor da FURB - Formação em Filosofia e Doutor em Filosofia pela PUC/SP

15h00 : Debate
15h45 : Café
16h00 : Palestra “Ética e Cidadania: Construindo Valores”
Palestrante: Prof. Mestre Genuíno Bordignon - Prof. da UNB - Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela FGV/ IESAE – RJ 17h00 : Debate
17h45 : Solenidade de encerramento
18h15 : Entrega de certificado

ESCOLA LANÇA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE EM FILMES

No próximo dia 28 de abril, a partir das 14h00, a Escola do Legislativo inicia o “Projeto Tela Critica - Reflexão e conhecimento sob o olhar do cinema”, um projeto pedagógico que busca utilizar a análise de filmes para discutir conteúdos temáticos da sociologia, história, psicologia, filosofia, educação, saúde, direito e política, entre outros.

Nesta primeira edição o filme escolhido foi “Desafiando os Limites”, do diretor Roger Donaldson, que mostra a recuperação e a persistência de um homem que faz o possível e o impossível para dar a volta por cima de todas as diversidades de sua vida. No elenco estão Anthony Hopkings, Saginaw Grant, Diane Ladd, Walton Goggins, Carlos Lamarca.

Esta primeira edição acontece na Sala 1 das Comissões da Assembléia e é destinada aos servidores aposentados do Poder Legislativo catarinense, no entanto, se houver vagas, poderão ser preenchidas por outros interessados.