Sustentabilidade

- Aquecimento Global, extinção de espécies, queda de produção agrícola, elevação do nível do mar, secas, maremotos, poluição, excesso de lixo, referem-se ao erro da nossa relação com a natureza. Uma vez que o homem acha que pode dominá-la, dentro de um modelo desenvolvimentista do capitalismo - este é a parte inicial do artigo sobre sustentabilidade ,

Sustentabilidade por Marina Silva Pinto

Aquecimento Global, extinção de espécies, queda de produção agrícola, elevação do nível do mar, secas, maremotos, poluição, excesso de lixo, referem-se ao erro da nossa relação com a natureza. Uma vez que o homem acha que pode dominá-la, dentro de um modelo desenvolvimentista do capitalismo.

Esse é um caminho que a evolução técnica da nossa civilização está seguindo, diante desse fato é necessário que a sociedade reconstrua caminhos, de modo a respeitar a natureza, vivenciá-la e evoluir junto a ela.

É necessária uma mudança cultural. Hoje temos a idéia de que os recursos nunca vão acabar, temos que abandonar essa ilusão e estar ciente de que os recursos podem faltar ainda na nossa geração.

            Sustentabilidade, todos sabem sobre o assunto, mas será que todos estão fazendo algo pela natureza?

            Está na hora de sair do vocabulário e agir.

            Temos que respeitar o meio ambiente e sobretudo economizar recursos.

Reciclar , Reaproveitar, Reutilizar, são práticas simples que podemos fazer no nosso dia- dia, onde resulta na economia de materiais e redução de desperdícios.

 

Sustentabilidade se faz no dia-a-dia, se faz nas grandes, mas principalmente nas pequenas ações.

 

   Veja aqui algumas dicas:

 

- Evite o uso de automóvel, procure andar a pé, ou de bicicleta, assim você evitará a emissão de gases de efeito estufa, além de melhorar seu condicionamento físico.

- Evite deixar aparelhos telefônicos sem uso ligados à tomada.

- Diminua sempre que puder o consumo de água.

- Plante uma árvore.

- Reutilize sempre que necessário, recicle papel, latas e garrafas.

- Faça uma coleta seletiva em sua própria casa. Quase 70% do lixo pode ser reutilizado. Alimentos podem virar adubo, atraves dos métodos de compostagem.

- Diminua a quantidade de lixo produzido por você.

 

  Projetos que uma empresa pode programar integrando ações de gestão ambiental.

 

- Coleta seletiva do lixo, separar o lixo seco do lixo molhado, necessitando assim de cursos para servidores e que a informação seja fornecida a todos os participantes, incluindo a educação de todos.

- O lixo molhado, ou seja, todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, entre outros, pode ser transformado em adubo para as plantas. E já o lixo seco pode ser levado para uma associação de catadores de lixo, onde será separado.

      - Substituir copos descartáveis, que geram grande quantidade de lixo, por canecas de louça para o consumo de água ou café.

      - Aproveitar o máximo a luz natural do dia, desligando parte das lâmpadas.

      - Ao invés dos aparelhos de ar condicionado, manter abertas as janelas e portas permitindo a entrada de ar externo.

        Implantar recursos e sistemas tecnológicos que poupam energia e preservam o meio ambiente, tais como:

·         A instalação de luminárias de maior eficiência e menor consumo de energia.

·         A modernização do sistema de ar-condicionado e a limpeza dos filtros também permitem mais segurança e o controle da temperatura ambiente.

·         Para preservar mananciais e fontes e garantir água potável de boa qualidade, o Serviço de Manutenção estuda a substituição dos bebedouros de galões por filtros instalados na parede, ligados diretamente a rede de água.

 

Fonte: Jornal Senado Verde