Sul de PE articula ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente


19/03/2008 Agência Auçuba

Prevenção e enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, redução da maioridade penal e aniversário dos 18 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram as pautas de um encontro de organizações governamentais e não-governamentais do Litoral Sul do estado de Pernambuco. A iniciativa partiu do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil do Litoral Sul (NUPEVILIS). A reunião aconteceu na Câmara dos Vereadores de Sirinhaém (PE).

 

O encontro do Núcleo teve o objetivo de pensar e estruturar ações para os dias 10 de abril (Dia Nacional contra a Redução da Maioridade Penal), 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) e 13 de Julho (data do Aniversário do ECA). Participaram da reunião, as organizações que compõem o NUPEVILIS e que firmaram o Pacto Litoral Sul Pela Infância, que abrange os municípios de Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Ipojuca.

 

O Núcleo tem como missão articular e mobilizar os diversos segmentos da sociedade para a prevenção e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes dos municípios do Litoral Sul de Pernambuco. O grupo formado por instituições governamentais e não-governamentais, desde 2005, atua como ponte entre o Poder Público e o Sistema de Garantias de Direitos, propondo assim a efetivação das políticas públicas destinada às crianças e adolescentes.