Seminario Interlegis vai debater assuntos de interesse da comunidade

O Seminário Interlegis - João Pessoa, que acontece nos dias 13 e 14 de março, vai apresentar diversos assuntos de interesse de parlamentares e servidores das casas legislativas como legislação eleitoral de 2008.

O Seminário Interlegis apresentará diversos temas que hoje despertam o interesse dos parlamentares e servidores das casas legislativas como também da sociedade.

Um das palestra será sobre o marketing político, proferido pelo professor Eladio Carneiro, que segundo afirmou terá um enfoque no método de utlização na divulgação de propostas e idéias dos candidatos no período pré-eleitoral. “Nesse período, o objetivo é a massificação da imagem,  proposta e nome dos candidatos. Assim o público pode conhecê-lo melhor mesmo com o curto tempo de campanha, completou Eladio Carneiro.

Outro tema será o “Papel do Vereador” ministrado pelo presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, UVESP, Sebastião Miziara. “Vou abordar o papel do vereador antes e depois da Constituição de 88 e propor uma mudança do comportamento daquele parlamentar dentro de uma  visão empreendedora, explicou Miziara.

Já o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitora, Walter Costa Porto abordará em sua palestra a “Legislação Eleitoral: o que vai acontecer nas próximas eleições”. Segundo o ex-ministro, ele abordará temas polêmicos como a fidelidade partidária e a cláusula de barreira. Costa Porto promete apresentar um quadro geral das eleições municipais, mas  o ritmo da apresentação será determinado pelos participantes do evento.”A parte mais interessante será o debate, as perguntas que provavelmente serão formuladas pelos participantes”, concluiu.

A parte de capacitação ficará a cargo do diretor da Escola do Legislativo da Assembléia de Minas Gerais, Alaor Messias Marques Junior,  que enfatizará a importância do estreitamento entre as casas legislativas e a sociedade, sendo que para isso, como afirmou há necessidade de levar o conhecimento do que acontece no legislativo para o cidadão. E também pretende mostrar a importância das escolas dos legislativos para a capacitação dos parlamentares e servidores das casas, como também da própria sociedade. “As câmaras são vias de mão dupla, por isso é importante que o parlamentar conheça as necessidades do cidadão, mas também a sociedade conheça o que acontece dentro daquela casa do legislativo municipal, concluiu.