FNDCA completa 20 anos de atividades neste mês


24/03/2008 Luís Cláudio Alves

Neste mês de março, o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) está completando 20 anos de atuação. O Fórum é fruto do processo de mobilização de várias entidades da sociedade civil. E ao longo de sua trajetória, vem lutando para que a sociedade brasileira reconheça a criança e o adolescente como prioridade absoluta.

 

A mobilização em defesa dos direitos da criança e do adolescente, que culminou com a criação do FNDCA, fez parte do processo de redemocratização deflagrado na década de 80.

 

Em 1987, aconteceu a reunião para elaboração da emenda "Criança Prioridade Nacional", remetida à Assembléia Nacional Constituinte. A reunião revelou a importância das entidades se articularem. Desde os primeiros encontros do Fórum, a Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente foi um parceiro estratégico.

 

Foi em março de 1988 que aconteceu a criação oficial do Fórum Nacional DCA, a partir do encontro de vários segmentos organizados de defesa da criança e do adolescente.

 

De lá para cá, o Fórum vem fazendo história com a participação de inúmeros militantes e o envolvimento de diversas organizações, tornando-se o principal articulador de ampla mobilização social em defesa dos direitos infanto-juvenis.

 

Para o Secretariado Nacional do Fórum, a data é importante e merece ser lembrada e comemorada por todos os atores envolvidos com a causa.