Espanhóis residentes no Brasil poderão participar pelos Correios das eleições gerais da Espanha

As eleições serão realizadas no dia 9 de março, e os espanhóis residentes no país terão até o dia 5 para enviar, gratuitamente, seus evelopes eleitorais

Por meio dos Correios, cerca de 63 mil cidadãos espanhóis residentes no Brasil poderão exercer seu direito de voto nas eleições gerais da Espanha (Eleciones Generales y al Parlamento de Andalucia), que serão realizadas no dia 9 de março. As eleições têm o objetivo de eleger o Presidente do governo espanhol, os 350 deputados do Congresso e os 208 do Senado, além do Parlamento de Andaluzia.

Os Correios iniciaram a entrega dos envelopes eleitorais e das instruções aos espanhóis que residem no Brasil na segunda-feira, 18. A postagem do envelope-resposta internacional de votação é gratuita e deve ser feita até o dia 5 de março nas agências dos Correios. O eleitor recebe, no ato da entrega, tíquete ou comprovante de postagem. Por isso, não é possível a utilização de caixas de coleta.

A parceria entre a Espanha e os Correios existe desde 2004 e tem apresentado bons resultados. Outros países, como a Bolívia, já manifestaram interesse em utilizar os Correios brasileiros para captação de votos.