Escola do Legislativo catarinense promove encontros e debates

Além do Encontro de Mulheres da Região Serrana, a escola realiza a última etapa do Ciclo de Debates, agora em Braço do Norte, no sul de Santa Catarina

Lages foi sede de encontro de mulheres
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Escola do Legislativo, em parceria com a União de Câmaras de Vereadores da Região Serrana (Uveres), promoveu no último dia 20, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL), na cidade de Lages, o Encontro de Mulheres da Região Serrana. Participaram cerca de 150 mulheres do encontro que objetivou discutir a participação da mulher nos movimentos sociais, na educação popular, na composição da estrutura familiar e nas políticas públicas.

A solenidade de abertura contou com a presença da vereadora de Rio Rufino, Mariza Costa Valter, presidente da Uveres; do prefeito municipal de Capão Alto e presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana, Antonio Coelho Lopes Júnior, da secretária da Educação da cidade de Lages, Neuza Zanqueline; da responsável pela Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Valéria Zacaron, da presidente da Câmara de Otacílio Costa, vereadora Eliane Keler de Ávila, da representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Neide Oliveira, de Ivani Olívia Andrade, representando a Escola de Governo da Serra Catarinense e da Fundação Carlos Jofre do Amaral e da prefeita de Urupema, Arlita Terezinha Pagani.

A primeira palestra foi conduzida pela dra. Nadir Esperança Azibeiro, que falou sobre o tema “A importância da Participação da Mulher na Política, na Família e na Sociedade”. Azibeiro enfatizou a participação da mulher nos movimentos sociais, na educação popular e na composição da estrutura familiar. Em seguida o assunto foi “Questões de Gênero: Repensando as muitas possibilidades de ser homem e ser mulher”, com a mestre em Educação e Cultura, Dhilma Luci de Freitas, que fez uma análise das relações mais igualitárias e harmoniosas entre os homens e as mulheres. Por último, a conferencista Patrícia Nascimento dos Santos fez uma palestra motivacional abordando o tema “Especialmente Mulher”, com o objetivo de manter a auto-estima e celebrar a vida e as suas escolhas conscientizando a mulher da sua força e da sua importância na sociedade.

Última etapa do ciclo de debates acontece no sul do estado
Na sexta-feira (23), a Escola do Legislativo leva até o município de Braço do Norte, sul do estado catarinense, a nona e última edição deste ano do Ciclo de Debates Sobre Formação Política. Os assuntos abordados serão a “Reforma Política e as Regras para a Eleição 2008” e o “Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal” com o promotor público Dr. Pedro Decomain e Adelir Stolf, respectivamente.

O ciclo é indicado aos agentes públicos e políticos, vereadores, candidatos a mandatos eletivos, servidores das câmaras e demais interessados. O evento acontece na Câmara de Vereadores de Braço do Norte, a partir das 8h30. Mais Informações e as inscrições podem ser feitas no site da Escola do Legislativo
(www.alesc.sc.gov.br/escola) ou no próprio local.