UNESCO celebra o "Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento"

A Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura promove concurso para comemorar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento . Os trabalhos terão como tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - celebrará, no próximo dia 10 de Novembro, o   “Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento”, promovido pelo Sistema das Nações Unidas. Pela terceira vez   consecutiva, a organização realizará exposições, workshops, oficinas e distribuição de livros, além de palestras com   cientistas renomados.

Em 2007, o destaque da celebração é o Concurso de Monografias e Desenhos para estudantes do Distrito Federal, e a realização   de uma sessão solene no plenário do Senado Federal para discutir a importância da ciência. O tema do Concurso desse ano é   “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”.

Uma cerimônia, a ser realizada nos dias 08 e 09 de Novembro, vai marcar a premiação com mini-cursos e palestras. Os  vencedores de cada categoria serão premiados, entre outros prêmios, com uma visita a instituições de ensino e pesquisa do  Reino Unido.

Assim, pretende-se que nesta data os estudantes, os professores, os cientistas e as autoridades, principalmente as das áreas  de Ciência e Tecnologia e Educação, reflitam e discutam sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz, os   impactos da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico para o desenvolvimento do país, visando a melhoria das   condições de vida das pessoas

Ary Mergulhão Filho, representante da UNESCO no Brasil, destacou a intenção do evento. "Queremos envolver o máximo de pessoas  possível na consciência da participação da ciência e da tecnologia na vida de hoje", afirmou. O representante também relevou  o grande número de instituições que apóiam a iniciativa.

O evento também celebra o Ano Polar Internacional 2007-2008, estabelecido pelas Nações Unidas, e os 25 anos do Programa  Antártico Brasileiro (PROANTAR). Segundo o Capitão-de-Mar-e-Guerra Geraldo Juaçaba, a iniciativa da UNESCO é de extrema  importância. "Estamos dando total apoio a esse evento", disse.

Os interessados podem acessar o regulamento através do site https://www1.unesco.org.br/diadaciencia/ . A programação do   evento estará disponível no site da UNESCO ( www.unesco.org.br ) a partir do 2º semestre de 2007.

Para maiores informações, entre em contato com a instituição através do e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo  telefone  (61) 2106-3627.